de modo geral, como ficaram as divisões entre os paises que surgiram do territorio colonial espanhol? com tais divisoes contrastaram com a porçao territorial portuguesa? se voce precisasse caracterizar com os conceitos "centralização" ou "fragmentação" os territorios independentes na America do Sul, qual dessas palavras utilizaria para o portugues? e para o espanhol?
Soluções para a tarefa
Olá,
Todo o território que um dia foi uma grande colônia espanhola hoje resulta de inúmeros países de toda a América Central e grande parte da América do Sul.
Na América Central os territórios foram divididos entre os países: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.
Na América do Sul: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina, Equador e Paraguai.
A colonização espanhola pode ser caracterizada como fragmentação, pois a Espanha separou seu território em quatro vice-reinados que eram comandados por vice-reis que criaram todo um aparato de poder local. A administração era realizada por esses vices-reinados e controlada de longe pela Espanha e quando houve insurgências pela independência, a mesma rede que propiciava uma boa administração, tornou-se de difícil controle.
Já na colonização portuguesa, as capitanias hereditárias foram criadas para se ter o mesmo controle administrativo indireto por Portugal, mas não funcionou e Portugal assumiu o controle direto de sua colônia, o que influenciou no território centralizado mesmo após a independência.