De modo a se prevenir de eventuais abusos de autoridade e acúmulo de poder por parte dos sátrapas, Dário I (521-485 a.C.) criou um esquema administrativo que, em linhas gerais, funcionava como “os olhos e ouvidos do rei”. Talsistema:
a) Contava com altos funcionários que eram periodicamente enviados às satrápias para fiscalizar a atuação dos governadores nomeado pelo Imperador.
b) Era formado por generais que se encarregavam de toda a parte burocrática das províncias.
c) Procurou diminuir o tempo gasto pelos comerciantes no complexo de estradas que atravessava todo o Império mediante um novo modelo de cobrança de impostos.
d) Levou a justiça a todas as satrápias, sendo elas governadas ou não por Dário I.
e) Aumentava a responsabilidade dos sacerdotes frente à administração dos templos religiosos e do aconselhamento aos sátrapas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
A alternativa correta é a letra
A alternativa correta é a letra a) Contava com altos funcionários que eram periodicamente enviados às satrápias para fiscalizar a atuação dos governadores nomeado pelo Imperador.
O Rei Dário foi um grande inovador na gestão do império babilônio, além de ser responsável por manter a prática religiosa no interior da nação.
Em seu governo, o império foi dividido em 20 províncias denominadas satrapias, regidas pelo sátrapas, que faziam o pagamento de altos impostos ao rei de acordo com a riqueza de cada um. Existia uma tropa imperial em cada uma dessas províncias como forma de vigiar os satrapias, evitando acúmulo de poder ou rebelião no local.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás