de maneira geral, os enfrentamentos e as lutas por direitos sociais nos estados unidos no inicio do seculo XX dividiram as opiniões. De um lado havia os grupos a favor da integração racial e, de outro, os grupos segregacionistas, que não desejavam a mudança, pois consideravam legítimas as desigualdades. De certa forma. o que ocorre é que, no ano de 1964, o congresso norte-americano aprovou o civil rights Act ( Lei dos Direiyos Civis) que, além de barrar todo tipo de discriminação, concedeu ao governo federal poderes para implementar a dessegregação. O termo ações afirmativas foi primeiramente empregado quando?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No ano de 1961, quando o presidente Kennedy organizou um grupo de trabalho para refletir e deliberar sobre a questão das oportunidades iguais no mercado de trabalho.
Explicação:
revisada
O termo "ação afirmativa" foi cunhado nos Estados Unidos da América na década de 1960 com o presidente John F. Kennedy como uma forma de se referir a ações que promovem a igualdade entre negros e brancos americanos, assegurando o trabalho sem a consideração de raça, cor, credo ou nacionalidade.
Ação afirmativa
A ação afirmativa é um ato ou medida especial e temporária tomada ou decidida pelo Estado, voluntária ou coercivamente, com o objetivo de eliminar as chamadas "desigualdades historicamente acumuladas", garantir a igualdade de oportunidades e tratamento e compensar as perdas causadas pela discriminação e marginalização por motivos raciais, étnicos, religiosos, de sexo, etc.
Entretanto, o economista negro Thomas Sowell relata que as ações tomadas hoje não se pautam com o decreto do presidente Kennedy, já que criam grupos preferenciais — não apenas uma preocupação especial com a discriminação —, pois necessitam da consideração de características físicas ou étnicas para as políticas de ações afirmativas.
Para mais informações sobre ações afirmativas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/12173564
#SPJ1