De maneira bem simplificada, a inflação pode ser definida como um “aumento generalizado de preços, que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda” (LAMBERTI, 2018, p. 96) e também do cidadão. Para medir a inflação e seus impactos na economia, são utilizados índices ou indicadores diversos.
LAMBERTI, José Renato de Paula. Finanças e Orçamento Público. Maringá-Pr. Unicesumar, 2018.
Diante do que foi exposto, leia as afirmativas abaixo.
I. IGP: Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, usado em contratos de prazo mais longo, como aluguel.
II. ICV-Dieese: Índice do Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, que reflete o custo de vida de famílias com renda média de R$ 2.800 (há também índices para a baixa renda e a intermediária).
III. INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor, média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda de 1 até 6 salários mínimos, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
IV. IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo, também do IBGE, calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porém, refletindo o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Todas as alternativas estão corretas. Alternativa 5
Respondido por
8
ALTERNATIVA "E" I, II, III e IV PÁGINA 98 DO MATERIAL DE ESTUDO
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás