De forma geral, independentemente dos elementos que motivam a variação linguística, podem-se classificar as variedades em 3 tipos: estándar (marcada pelo prestígio e pelas normas gramaticais); preferente (marcada pelas escolhas dos falantes) e periférica (marcada por traços e características diferentes da estándar). Imagine que você é professor de uma turma de espanhol. Seu desafio será o de planejar em quais momentos do período de aprendizagem você utilizaria cada uma das três variedades e o porquê.
Soluções para a tarefa
O primeiro momento marcado pelas normas gramaticais seriam colocados em prática a partir do debate em sala de aula sobre a construção da linguagem no espanhol ao longo dos séculos, possibilitando que os alunos tenham uma inserção histórica no idioma.
Como seriam o segundo e o terceiro período dessa aprendizagem?
Em um segundo momento, o de inserir os alunos nas escolhas dos falantes, podemos realizar a audição de músicas e atividades relacionadas ao canto, nota-se que o foco não são os alunos que cantam melhor, mas sim, aqueles que conseguem experienciar o idioma através da música.
Para finalizar, o terceiro momento, pelos traços e características, seria colocar em sala um diálogo entre educador e os alunos de forma individual e coletiva.
Mais sobre a leitura mobilizadora:
https://brainly.com.br/tarefa/14135330
#SPJ1