"De fato, os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia." SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Franciscanos na Educação Brasileira. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – Vol. I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. p. 93.
Sobre a atuação dos jesuítas na educação brasileira, é correto afirmar que: Escolha uma:
a. Eles instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, graças à intervenção militar.
b. Eles foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, figura que mais tarde ironizada num personagem de Monteiro Lobato.
c. Eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife.
d. A presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
e. Eles seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Reposta - Eles seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
Respondido por
13
É correta a alternativa E.
Os jesuítas foram os responsáveis pelos primeiros sistemas de educação do Brasil, tendo desenvolvido dois sistemas (um voltado para os filhos dos colonos e outro voltado para os povos originários) que tinham por base o Ratio Studiorum.
O seu modelo pedagógico era bastante tradicional, pautado pela repetição de exercícios e por um modelo de aula onde o aluno era passivo perante o professor, visto como detentor de todo o saber, modelo que imperou, com algumas modificações pontuais, até o Século XX em nosso país.
Perguntas interessantes