Dê exemplos de sais pouco solúveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A solubilidade dos sais é uma forma de classificação que nos mostra a capacidade que essas substâncias inorgânicas possuem de se dissolver ou não em água.
Conhecer a solubilidade dos sais é importante porque, quando eles se dissolvem em água, sofrem o fenômeno da dissociação (liberação de cátions e ânions).
Equação de dissociação do NaCl
Equação de dissociação do NaCl
Assim, se um sal não apresenta boa solubilidade em água, logo, não possui um alto grau de dissociação e, por isso, há uma baixa quantidade de íons.
Conceito de solubilidade
Solubilidade é a capacidade que um solvente tem de dissolver um soluto. Trata-se de uma propriedade física da matéria extremamente influenciada por variações de temperatura e pela quantidade tanto do soluto quanto do solvente.
A solubilidade do Cloreto de Sódio (NaCl), por exemplo, em água, é de 36 g a cada 100 mL de água a 20 oC. Logo, se adicionarmos, por exemplo, 72 g de cloreto de sódio em 150 mL de água, não haverá sua dissolução total. Porém, se mantivermos as quantidades de NaCl e água e modificarmos apenas a temperatura, favoreceremos a completa dissolução.
Classificação dos sais quanto à solubilidade em água
De uma forma geral, os sais inorgânicos apresentam apenas duas classificações referentes à solubilidade em água. São elas:
a) Sal solúvel
É o sal que apresenta boa capacidade de se dissolver em água. Assim, quando temos essa mistura, existe uma grande probabilidade de ela ser homogênea (apenas uma fase), pois um material estará dissolvido no outro.