Geografia, perguntado por eudayllaneferreira, 6 meses atrás

de exemplos de rituais de litúrgicos porfavo ajudaaaa aiiiiiiiiii ​

Soluções para a tarefa

Respondido por zsombra157
6

Resposta: São exemplos de rituais de cura: a pajelança, o benzimento, a unção com óleo, a prece com imposição de mãos, entre outros.

Explicação:

Espero ter ajudado!!

Se ajudei da um brigado ae na moralw e se possivel marca cm melhor. <3


eudayllaneferreira: obrigada ai tabom :)❤
Respondido por priscilapsd
1

Resposta:

Batismo, casamento, unção, crisma e etc

Explicação:

Depois da Reforma do Vaticano II, renovaram-se totalmente os livros litúrgicos. Com isso, enriqueceram-se muito as celebrações com a variedade e a linguagem dos seus textos e também com as motivações teológicas e pastorais. Abaixo segue uma relação dos principais livros litúrgicos:

Lecionário Dominical (I): usado nos domingos e nas festas litúrgicas que podem ser celebradas no domingo (por ex: Transfiguração do Senhor, Assunção de Nossa Senhora, Nossa Senhora Aparecida, etc.), bem como durante todo o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta e Sábado Santo). É subdividido nos 3 anos litúrgicos da Igreja (A, B e C – que nos remetem aos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas).

Lecionário Semanal (II): usado nas missas de dias de semana, de todo o ano litúrgico, exceto para as festas, solenidades e memórias de santos que têm leituras próprias. A 1ª leitura e o salmo responsorial durante a semana, no Tempo Comum, são divididos em “ano par” e “ano ímpar”.

Lecionário Santoral (III): diversas necessidades e votivas: usado quando há celebrações de santos, festas, algumas solenidades, quando se quer celebrar uma “missa votiva” em alguma intenção especial, ou ainda para celebrar missas com textos que falem de um determinado aspecto da vida espiritual.

Lecionário do Pontifical Romano (IV): usado nas celebrações de Crisma, ordenações, profissões religiosas, dedicação de igrejas ou altares, consagração das virgens, instituição de Leitores e Acólitos e bênção de abades e abadessas.

Evangeliário: é o livro que contém somente os Evangelhos para as missas e somente para missas dominicais e algumas festas e solenidades. Como o Evangelho é o auge da Liturgia da Palavra, o Evangeliário é um livro maior, com folhas mais grossas e letras maiores, e é mais “enfeitado” que o Lecionário, justamente para ressaltar a importância do Evangelho na vida dos cristãos.

Pontifical Romano: é o livro que contém as orações para os rituais a que somente o Bispo pode presidir, como a Crisma, ordenação de Bispos, Padres e Diáconos, dedicação de igreja e altar, profissões religiosas, consagração das virgens, instituição de Leitor e Acólito e bênção de abade e abadessa (estes dois últimos são os superiores dos mosteiros).

Rituais em geral: são os livros que trazem as celebrações de alguns sacramentos e sacramentais e outras celebrações que podem ser feitas também fora da Missa.

Ritual da Iniciação Cristã: contém todos os passos e orações para a acolhida dos catecúmenos (os que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã).

Ritual do Batismo: traz as orações para serem feitas para uma celebração de Batismo, tanto de crianças quanto de adultos.

Ritual do Matrimônio: traz as orações a serem feitas na celebração de um casamento, tanto dentro como fora da missa.

Ritual da Unção dos Enfermos e sua assistência pastoral: traz as orações a serem feitas para a administração do sacramento da Unção dos Enfermos e outras orientações quando da visita a um doente pelo sacerdote.

Ritual da Penitência: traz algumas opções para celebrar o sacramento da penitência, nas diversas circunstâncias.

Ritual de Bênçãos: traz fórmulas de bênçãos e celebrações de bênção de lugares, objetos, pessoas, etc.

Ritual de Exorcismos e outras práticas: traz fórmulas para orações de exorcismo ou outras relacionadas à presença do mal numa pessoa.

Perguntas interessantes