História, perguntado por gogobrainly, 10 meses atrás

Dê exemplos de preconceito e violência contra a população negra durante a Conjuração Baiana e procure exemplos também de casos de racismo e violência nos Estados Unidos hoje.

tenho menos de 1 hora p responder me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por margarethealves
63

Olá! (:

→ Um dos exemplos de preconceito contra os negros era o enforcamento em praça pública como punição por crimes (enquanto brancos e elite eram fuzilados) e a falta de comida direcionada aos escravos.

Espero ter ajudado!!!❤

Anexos:

gogobrainly: muito obrigada ajudou muito!
margarethealves: de nada!
Respondido por eduardospagnolo
0

Os exemplos de preconceito e violência contra a população negra durante a Conjuração Baiana fica evidente na forma em como acabaram os líderes dessa conjuração e pelo abandono de setores médios da revolta. Casos de racismo e violência nos Estados Unidos hoje, podem ser explicados pelo modo que se deu a criação do país.

Conjuração Baiana

A Conjuração Baiana foi uma revolta popular que reivindicava a emancipação da capitania da Bahia em relação a Portugal. No início de seu movimento houve apoio dos setores médios da sociedade baiana, porém após descobrirem seu caráter abolicionista, eles desistiram da participação.


Após o descobrimento da revolta, por ser de caráter popular e todos os líderes serem negros, todos eles foram enforcados em praça pública e tiveram seus corpos esquartejados e pendurados pela cidade para servir de exemplo. Comportamento completamente diferente da Conjuração Mineira, por exemplo, que só teve um líder executado.


Racismo nos Estados Unidos

A sociedade racista dos Estados Unidos é uma herança cultural de como o país foi moldado. A riqueza dos Estados Unidos foi fruto da exploração da mão de obra escrava e da exploração da população negra durante muitos anos.


Durante a colonização dos Estados Unidos, principalmente nas colônias do Sul, foi amplamente utilizada a mão de obra escrava. Quando as colônias do Norte proibiram a escravidão e iriam fazer o mesmo no Sul, os colonos, proprietários de terras sulistas, se negaram e houve uma guerra civil, entre o Norte e o Sul, em razão do desejo dos sulistas pelo mantimento dos escravos.  


Após esse período houve uma grande segregação racial em todos os Estados Unidos, onde foram criados grupos de ódio a população negra que não aceitavam dividir os mesmos direitos, como por exemplo a Kuh Klux Klan.


A população negra estadunidense lutou fortemente contra essa segregação, criando movimentos que reivindicavam seus direitos como por exemplo os Panteras Negras. A segregação racial institucionalizada nos Estados Unidos só acabou em 1967 com a lei de Direito ao Voto que garantiam direitos iguais entre toda a população estadunidense.



Saiba mais sobre "Conjuração Baiana e Racismo nos EUA" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20060565
#SPJ2





Anexos:
Perguntas interessantes