de exemplos de praticas corporais de aventura na natureza e no meio urbano
Soluções para a tarefa
Resposta:
NATUREZA:1. Trekking
Também conhecido como trilhas, é o esporte de realização de caminhadas pela natureza, adentrando a mata, pisando em pedras, passando por lagos, etc. É preciso uma boa dose de fôlego e alguma força nos músculos da perna, pois esses serão bastante exigidos.
2. Canyonismo
Ela se caracteriza pela exploração de um canyon – uma espécie de furna esculpida por um curso d’água. Utiliza-se o rapel para adentrar-se no canyon, passando por cachoeiras ou não e toda essa atividade demanda a utilização de diversos grupos musculares.
3. Rafting
Um dos mais populares e praticados, o rafting é um esporte de aventura bastante emocionante. Ele consiste na descida de corredeiras dos rios com o uso de um bote inflável. É um esporte que exige muito dos braços, além de muita agilidade. Quanto mais tranquilo o curso, mas força será necessária para mover o bote.
4. Arvorismo
Consiste na utilização de técnicas para se locomover entre as copas das árvores. São plataformas criadas no alto das árvores, com ajuda de cabos, cordas e suportes de apoio para pés e mãos. Ao final do percurso, muitas vezes a descida é feita com tirolesa.
5. Escalada
Diz respeito à prática esportiva onde o indivíduo escala montanhas e paredões artificiais de diferentes tamanhos e formas, com a ajuda de cordas, mosquetão e outros acessórios.
6. Mountain bike
É a velha prática de ciclismo associada a trilhas compostas de terrenos variados.
URBANO:1. Skate
Um dos mais conhecidos e praticados esportes urbanos. Consiste em percorrer as ruas da cidade ou ambientes fechados, sobre um “carrinho” com 4 rodas, o famoso skate. Ele é oriundo do surf, no qual os surfistas, para treinar na ausência de ondas, criaram uma “prancha sobre rodas”.
2. Rapel
O rapel consiste na descida em alturas. No caso dos ambientes urbanos, essa descida é feita em paredões artificiais ou mesmo prédios diversos, com a ajuda de corda, luvas, mosquetão e cadeirinha.
3. Parkour
Esporte originário da França, seu funcionamento reside basicamente no deslocamento entre pontos diferentes de um ou mais locais na cidade, de forma rápida e usando habilidades corporais diversas. Aqui se aprende a superar obstáculos variados que estejam presentes no ambiente.
4. Base Jumping
É uma atividade na qual efetuam-se saltos a partir de prédios, antenas, pontes e afins, utilizando-se paraquedas específicos para baixas altitudes.
5. Paintball
Essa é uma prática esportiva que tem se popularizado bastante. Reside na elaboração de pequenos circuitos, em que pessoas, portando uma espécie de arma munida com pequenas bolinhas cheias de tinta brincam atirando umas nas outras.
6. Buildering
É um esporte de escalada, porém feito em prédios, edifícios e pontes.
7. Slackline
O slackline consiste em uma espécie de corda elástica presa a dois pontos distintos, a uma certa altura do chão.
8. BMX
É um esporte praticado em uma bicicleta de pequeno porte, na qual o praticante faz inúmeras manobras em pontos diversos da cidade ou então em pistas específicas para isso.
Explicação:
Existem diversos exemplos de práticas corporais de aventura na natureza e no meio urbano. As práticas corporais de aventura muitas vezes são denominadas como sendo práticas radicais. São muitos exemplos, no meio urbano por exemplo temos o parkour, o skate, patins.
Já na natureza temos práticas como a natação no mar aberto, o montanhismo, o rapel. A prática de esportes de aventura são muito importantes e o desenvolvimento deles deve ser feito com todo o cuidado pois normalmente são práticas que podem trazer riscos à saúde dos praticantes.