de exemplos de acidos e base no seu dia a dia ?
Soluções para a tarefa
As bases são definidas, segundo a teoria de Arrhenius, como compostos que em meio aquoso sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion o hidróxido (OH-). Os compostos básicos podem ser chamados também de alcalinos — palavra que vem do termo árabe al kali, que significa “cinzas”. Isso porque na época as substâncias básicas eram extraídas da queima das plantas.
Isso nos lembra, inclusive, de uma das principais aplicações das bases no cotidiano, que é nos sabões. Os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo) com as cinzas de madeiras. Para produzir os sabões, era necessário que ocorresse uma reação entre um ácido graxo e uma base. Atualmente, costuma-se reagir óleos ou gorduras com a base hidróxido de sódio (NaOH) sob aquecimento e em meio aquoso, em uma reação chamada de esterificação ou saponificação, na qual se produz o sabão e a glicerina.
Os sabonetes têm um processo de produção semelhante. A principal diferença consiste na utilização de ácidos graxos mais puros. Assim, os sabões e os sabonetes sólidos e líquidos são exemplos de materiais básicos. Isso pode ser visto a seguir: um indicador ácido-base (papel de tornassol) foi colocado no sabonete e ele adquiriu a cor verde. O papel de tornassol adquire cor azul na presença de bases e cor vermelha na presença de ácidos. Então, o fato de ele ter ficado na cor verde indica que o sabonete é alcalino, seu pH fica em torno de 10.
Resposta:
acido: sal de cozinha. (NaCl)
bases: sabão (NaOH)
Explicação: