Dê exemplo de desigualdade diante da globalização justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
- O que é globalização?
Basicamente, há três respostas para esta pergunta. A mais evidente e mais simples delas é: a globalização é qualquer coisa que queiramos que ela seja, o que é uma resposta coerentemente nominalista. Um conceito é uma ferramenta e não uma essência, contudo, a resposta está sujeita a duas restrições imediatas, uma delas relacionada à comunicação, e a outra, à cognição. No caso de você querer comunicar-se com outras pessoas, uma definição idiossincraticamente original tem pouco valor. Além disso, o uso de novos conceitos deveria ser motivado por sua contribuição a novos conhecimentos, e o conceito de globalização deveria indicar a existência de algo novo nesse mundo.
Uma segunda resposta adequada implicaria em situar o conceito em discursos reais atuais e, a partir daí, talvez continuar a especificar as definições individuais. Desde o final da década de 80, a noção de globalização surgiu em, pelo menos, cinco tipos centrais de discurso.
Uma terceira resposta para a pergunta "O que é globalização?" seria a de caráter reflexivo, a qual pondera: a globalização está sendo concebida de diversas formas mas, para propósitos de análise social científica, entendo que esta é a mais proveitosa, pelas seguintes razões.
(Des)igualdade do quê? Entre quem? De que forma?
Vivemos tempos nos quais a igualdade não é um bem evidente por si só entre os desfavorecidos. Os partidários da igualdade têm de defender seu ponto de vista em relação à diversidade individual e cultural, bem como ao individualismo, à diferença, ao pluralismo, ao multiculturalismo e a um retorno do geneticismo. Não trataremos aqui da discussão ética como um todo, e o que segue parte de um axioma moral, do valor fundamentalmente igual de todos os seres humanos e de cada um deles enquanto tal. Não obstante, dado esse pressuposto ético do valor humano igual, e dado o fato empírico da imensa diversidade humana, quais são as desigualdades social e moralmente importantes?
Acredito que as melhores respostas a essa pergunta derivam da capacidade humana, de ações e funcionamentos e da viabilidade de planejamento social. O primeiro conceito foi desenvolvido por Amartya Sen (1992, 2000), como uma alternativa igualitária individualista ao utilitarismo, e trata da desigualdade no que concerne à qualidade de vida, àquilo que uma pessoa é capaz de ser e fazer. O último não foi ainda explicitamente teorizado como um princípio, mas refere-se à capacidade cultural supragenética que os seres humanos têm para criar uma ampla gama de sociedades viáveis2.
( ESPERO TE AJUDADO )