De dois exemplos de ginasticas coletivas presentes na academia e explique o objetivo de cada uma
Soluções para a tarefa
Materiais e métodos
Amostra
Foram avaliadas 114 academias de ginástica localizadas na cidade de Belo Horizonte e 95 professores das modalidades de ginástica coletiva. Todos os participantes estavam cientes dos objetivos e procedimentos metodológicos do estudo e aqueles que concordaram em participar como voluntários assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Instrumento
Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários. Um questionário abordava questões sobre as modalidades de ginástica coletiva oferecidas pelas academias e o outro questionário abordava questões sobre o perfil do professor que ministrava essas modalidades.
Como não foram identificados questionários na literatura que avaliassem essas variáveis, optou-se em desenvolver um instrumento devido à especificidade do estudo em questão.
O questionário que abordava questões sobre as modalidades de ginástica era composto de 2 questões abertas e 3 fechadas. As 2 questões abertas perguntavam sobre o tempo de existência da academia e sua localização geográfica. As 3 questões fechadas perguntavam sobre quais eram as modalidades oferecidas, há quanto tempo eram oferecidas e a frequência semanal, respectivamente. Este questionário foi respondido pelo coordenador técnico pela academia.
O questionário que abordava questões sobre o perfil do professor que ministrava as modalidades de ginástica era composto de 3 questões abertas e 5 fechadas. As 3 questões abertas perguntavam sobre idade, sexo e tempo de atuação com a ginástica. As 5 questões fechadas perguntavam sobre as modalidades de ginástica coletiva ministradas por ele e a sua formação, ou seja, se eram profissionais formados, estudantes ou provisionados. Caso fossem formados, qual habilitação possuíam e em quais instituições estudaram ou estavam estudando.
Procedimentos
Em um primeiro momento foi feito contato com o coordenador técnico pela academia e foi solicitada autorização por escrito para realização da pesquisa. O responsável pela academia respondeu o questionário que abordava questões sobre as modalidades de ginástica coletiva, que eram oferecidas pela academia. Em um segundo momento foi entregue ao responsável técnico os questionários que abordavam o perfil do professor de ginástica juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido e envelope selado.
O responsável técnico entregaria os questionários aos professores e após o preenchimento, os mesmos seriam devolvidos às pesquisadoras com o envelope selado, através do correio.
Análise estatística
Foram realizadas análises descritivas considerando distribuição de frequência, percentual, média e desvio padrão. A análise foi feita com auxílio do programa Microsoft Office Excel 2003.
Resultados
Na tabela 1 está apresentada a frequência e o percentual das modalidades da Body Systems nas 114 academias avaliadas. Pode-se verificar que as modalidades mais oferecidas são: Body Combat (14,9%), Body Pump (20,2%), Power Jump (19,3%) e Body Balance (19,3%).
Tabela 1. Freqüência e percentual das modalidades da Body Systems oferecidas nas 114 academias avaliadas em Belo Horizonte
Em relação às modalidades da FIT.PRO verificou-se a presença de apenas duas modalidades nas academias avaliadas, o Flexibar e o Power Mix. Ambas as modalidades são oferecidas em academias distintas.
Na tabela 2 está apresentada a frequência e o percentual das modalidades tradicionais de ginástica coletiva nas 114 academias avaliadas. Essas modalidades não fazem parte dos programas pré-coreografados da Body Systems e da FIT.PRO, ou seja, são modalidades livres que não são formatadas como programas e nem como pré-coreografia. São aulas que necessitam do planejamento do próprio professor.