Português, perguntado por locatelligabrielli, 9 meses atrás

De cima para baixo

Arthur Azevedo


Naquele dia o ministro chegou de mau humor ao seu gabinete, e imediatamente mandou chamar o diretor-geral da Secretaria.

Este, como se movido fosse por uma pilha elétrica, estava, poucos instantes depois, em presença de Sua Excelência, que o recebeu com duas pedras na mão.

— Estou furioso! — exclamou o conselheiro; — por sua causa passei por uma vergonha diante de Sua Majestade o Imperador

— Por minha causa? — perguntou o diretor—geral, abrindo muito os olhos e batendo nos peitos.

— 0 senhor mandou-me na pasta um decreto de nomeação sem o nome do funcionário nomeado!
— Que me está dizendo, Excelentíssimo?...

E o diretor-geral, que era tão passivo e humilde com os superiores, quão arrogante e autoritário com os subalternos, apanhou rapidamente no ar o decreto que o ministro lhe atirou, em risco de lhe bater na cara, e, depois de escanchar a luneta no nariz, confessou em voz sumida:

— É verdade! Passou-me! Não sei como isto foi...

— É imperdoável esta falta de cuidado! Deveriam merecer-lhe um pouco mais de atenção os atos que têm de ser submetidos à assinatura de Sua Majestade, principalmente agora que, como sabe, está doente o seu oficial-de-gabinete!
E, dando um murro sobre a mesa, o ministro prosseguiu:

— Por sua causa esteve iminente uma crise ministerial: ouvi palavras tão desagradáveis proferidas pelos augustos lábios de Sua Majestade, que dei a minha demissão!...

— 0h!...

— Sua Majestade não o aceitou...

— Naturalmente; fez Sua Majestade muito bem.

— Não a aceitou porque me considera muito, e sabe que a um ministro ocupado como eu é fácil escapar um decreto mal copiado.
— Peço mil perdões a Vossa Excelência — protestou o diretor-geral, terrivelmente impressionado pela palavra demissão. — 0 acúmulo de serviço fez com que me escapasse tão grave lacuna; mas afirmo a Vossa Excelência que de agora em diante hei de ter o maior cuidado em que se não reproduzam fatos desta natureza.
0 ministro deu-lhe as costas e encolheu os ombros, dizendo:

— Bom! Mande reformar essa porcaria!

0 diretor-geral saiu, fazendo muitas mesuras, e chegando no seu gabinete, mandou chamar o chefe da 3a seção, que o encontrou fulo de cólera.

— Estou furioso! Por sua causa passei por uma vergonha diante do Sr. Ministro! — Por minha causa?

— 0 senhor mandou-me na pasta um decreto sem o nome do funcionário nomeado!





1)Textos narrativos desenvolvem-se em torno de um conflito, isto é, de uma oposição ou tensão entre forças ou personagens. Qual é o conflito a partir do qual se desenvolve o conto?
2)Explique o sentido do título.
3) Um dos efeitos do humor é realçar o que há de automatizado e rígido no comportamento humano como forma de criticá-lo. Nos contos de humor, gestos, frases ou situações podem se repetir, de forma idêntica ou invertida, com troca de papéis, como em "De cima para baixo". O que faz este texto ser um conto de humor?explique o sentido do título. de cima para baixo.
me ajudem por favooor :D

Soluções para a tarefa

Respondido por Lari22x
57

Resposta: Oii Gabi, tudo bem?

2- Eu acho que o texto tem esse titulo para ter um sentido de humor, pois é claro que o texto vai ser lido de cima para baixo.

3-  O titulo e as expressões utilizadas no desenrolar da historia como "porcaria", "batendo nos peitos" (como se fosse um gorila) e etc.

ESPERO TER AJUDADO GABI!!

Por favor me marca como melhor resposta ^-^

Respondido por yuri14rodrigues
1

1. O conflito que é desenvolvido dentro desta narrativa é sobre uma discussão entre o Ministro e o diretor-geral da Secretaria.

Interpretação textual

Este conflito é desenvolvido em uma forma de discurso direto, onde podemos ver os dois personagens alegando sobre o seu ponto de vista, pois foi entregado para o Ministro uma folha de nomeação de cargos sem nenhum nome, sequer.

2. O sentido do título "De cima para baixo" significa que o modo pelo qual as pessoas foram tratadas no texto dependia exclusivamente do seu cargo ocupado na política.

3. O texto é um conto de humor devido às ocasiões inusitadas que ocorreram, assim como a sua linguagem informal em alguns momentos, como em "batendo nos peitos", que significa alguém cheio de moral ou marra.

Veja mais sobre contos em https://brainly.com.br/tarefa/18122740

Anexos:
Perguntas interessantes