História, perguntado por kah156, 11 meses atrás

De caçadores-coletores e nômades, os africanos foram aprendendo a se adaptar às condições mais adversas que a natureza ia lhes mostrando. Com a adoção da pecuária e da agricultura, uma mudança drástica passou a se projetar para as primeiras comunidades africanas. Com a natureza agora transformada, o homem poderia passar mais tempo fixo à terra, colher dos frutos plantados e domesticar seus animais".
Agora, analise as afirmações:
(  ) Os animais passaram a ser de grande ajuda aos grupos de seres humanos: transporte, alimento, vestuário.
(  ) A vida agora fixa na terra pouco contribuiu para uma organização social mais complexa em relação a vida nômade que os seres humanos levavam.
( ) Em meio a este contexto, estruturas sociais mais definidas deixaram de existir, dando espaço para que o nomadismo voltasse a ser prática comum entre os seres humanos.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
Alternativas:

a)

V – F – F.

b)

F – F – V.

c)

V – V – F.

d)

F – V – F.

e)

V – F – V.

2)
Escreva nas lacunas as respectivas alternativas:
"O Império de _____________, também denominado Wagadu, iniciou-se ainda no século V, período em que começou a dinastia Kayamaga após dominar organizações políticas menores, como os de Takru, Mandinga e Kaniaga. O Império começou a se expandir quando passou a estabelecer contato com os povos da região _____________do continente, como os talmacheq e outros povos de cultura _____________".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:

a)

Gana / central / berbere. 

b)

Mali / norte / bantos.

c)

Kush / central / bantos.

d)

Gana / norte / berbere.

e)

Mali / sul / bárbaros.

3)
Pensar sobre a história da África é trilhar outros espaços e deixar para trás aquelas antigas visões construídas parcialmente e tendo como ponto de vista apenas o viés europeu, branco e cristãos. É lutar, ao mesmo tempo, por uma visão mais justa da história, fugindo de ideias etnocêntricas e racistas que foram construídas ao longo de séculos.
Por muito tempo, olhar para a África era partir de pressupostos já conhecidos, feitos e organizados, muitas vezes, 
Alternativas:

a)

a sua história de submissão desde a Antiguidade, sendo um continente sempre explorado pelo europeu.

b)

por uma visão que negava à África o direito de ter tido a sua própria história, suas ações, práticas, culturas e tirar dos seus sujeitos o poder de decisão.

c)

a possibilidade de construir uma história de conquistas territoriais que se estenderam até o Oriente.

d)

sua própria historicidade, já que conquistadores europeus saquearam e queimaram todas as fontes escritas africanas datadas da Antiguidade.

e)

qualquer possibilidade de pensar sua própria historicidade dentro de preceitos ligados a pós-modernidade e ao materialismo.

4)
Leia a citação:
"Negros e também os índios foram sempre colocados numa imagem estereotipada, criada desde que aqui pisaram os europeus. A história inventada pela elite branca e cristã desde os século XVI no Brasil construiu uma história totalmente desprovida da verdadeira realidade que esses povos viviam. Assim, conceitos como "índio preguiçoso" ou "negro é bom para o trabalho" ficaram marcados no nosso meio cultural, e infelizmente, nos dias de hoje, ainda é possível encontrarmos pessoas que afirmam essas construções ultrapassadas e irreais".
Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Como a história dos povos africanos sempre foi valorizada nos centros educacionais brasileiros, pouca mudança ocorreu a respeito da África e do negro.
( ) O africano sempre foi o exótico, aquele que veio de fora, quase um intruso, ao avesso do que as criações europeias e do que se configurou na mentalidade brasileira.
( ) As imagens genéricas criadas para a cultura afro representam, na verdade, a falta da alteridade, do reconhecimento democrático sobre a vida cultural dos povos africanos e dos afrodescendentes no Brasil.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
Alternativas:

a)

V – F – F.

b)

F – V – V.

c)

F – F – V.

d)

V – V – F.

e)

V – F – V.

5)
Observe a citação a seguir:
"Desde a antiguidade há notícias da existência deste povo na região Norte do continente africano. Profundos conhecedores do deserto, desenvolveram grandes habilidades de adaptação a essa região, por vezes se locomovendo por grandes distâncias no Saara, apesar das difíceis condições físicas e climáticas impostas pelo local".
A seguir, assinale a alternativa que corresponde com o grupo de seres humanos citados no enunciado desta questão:
Alternativas:

a)

Hunos.

b)

Indo-europeus.

c)

Berberes.

d)

Bárbaros.

e)

Bantos.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

1) b)  F – F – V.

Com a chamada Revolução Neolítica, o animal, que anteriormente só era caçado, passou a ser criado e domesticado. O homem passou a viver em bandos maiores, dando início ao processo de  sedentarização da humanidade, desenvolvendo relações sociais e culturais.

2) d)  Gana / norte / berbere.

O Estado Gana foi fundado no século IV por uma família berbere. Sua grandiosidade se deu por sua privilegiada posição no extremo sul da rota comercial do Saara, privilegiando relações comerciais dos fluxos transaarianos e subsaarianos que passavam pelos domínios.

3) b)  por uma visão que negava à África o direito de ter tido a sua própria história, suas ações, práticas, culturas e tirar dos seus sujeitos o poder de decisão.

A classificação do período antigo  como pré-colonial na África é equivocada, já que a história africana se estende  muito além da influência europeia. O dito período pré-colonial no continente  englobou, na verdade, toda a história africana até o século XIX, desde o surgimento do homem ao desenvolvimento das complexas civilizações.

4) c) F – F – V.

A África possuiu, ao longo de sua história, diversas civilizações complexas e uma ampla variedade de formações políticas e culturais. Mais  que uma fonte de escravos, o continente viveu uma dura realidade que por anos  foi enquadrada em conceitos históricos e sociológicos eurocêntricos e objeto de teorias deterministas de subdesenvolvimento.

5) c)  Berberes.

Inicialmente os bérberes viviam em tribos esparsas que cobriam uma boa parte do deserto do Saara. Como nômades, ao longo do tempo eles desenvolveram a capacidade de viver e cobrir grandes distâncias no deserto, acostumando-se às limitações físicas e climáticas que só um deserto pode impor a quem o desafia.

Bons estudos!


kah156: muito obrigada ❤
elamambretti: espero que ajude!
kah156: agradeço d coração estava m matando essas perguntas
Perguntas interessantes