História, perguntado por Helena2304, 9 meses atrás

De assinala por favor me ajudem preciso logo!

QUESTÃO 1 - Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então:
a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

e) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

QUESTÃO 2- Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) (Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)
Este contato amistoso entre brancos e índios foi preservado:


a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".

e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

QUESTÃO 3- “São esses canibais que conhecerão com Montaigne uma consagração duradoura. Tornam-se a má-consciência da civilização, seus juízes morais, a prova de que existe uma sociedade igualitária, fraterna, em que o Meu não se distingue do Teu, ignorante do lucro e do entesouramento, em suma, a da Idade de Ouro. Suas guerras incessantes, não movidas pelo lucro ou pela conquista territorial, são nobres e generosas.”. (CUNHA, Manuela Carneiro da. Imagens de índios do Brasil: o século XVI. Estud. av., São Paulo, v. 4, n. 10, Dec. 1990, p. 100.) O trecho acima se refere ao impacto que a figura de certos índios canibais brasileiros teve sobre os europeus no século XVI e, em especial, sobre o pensador francês Michel de Montaigne. Os índios
canibais de que Montaigne teve notícia à época eram:

a) Os índios da tribo tupinambá.
b) Os índios do Alto do Xingu.
c) Os índios Tupi-Guarani, do litoral paulista.
d) Os índios da fronteira entre Brasil e Bolívia.
e) Os índios da tribo xavante.

Soluções para a tarefa

Respondido por rochellesantos605
0

Resposta: aguardando..

Explicação:

Respondido por alexandreturkot
1

Resposta:

1 d 2 b 3 c

Explicação:

ajudado espero


Helena2304: Obg!
Perguntas interessantes