Português, perguntado por nathaliamelissa2003, 9 meses atrás

Dê as principais obras dos demais autores da prosa romântica brasileira.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Alanaepais
1

Resposta:

ola boa tarde tudo bem

A Prosa do Romantismo no Brasil: resumo de Literatura

O ciclo do Romantismo Brasileiro produziu uma literatura eterna, voltada para o romance doce de final feliz. Veja os autores e as obras geniais desta fase, como Iracema, e A Moreninha.

O movimento romântico foi o responsável pelo surgimento do romance no Brasil. Até então, os textos escritos em prosa estavam muito distantes desse tipo de narrativa. Cronologicamente, o primeiro romance brasileiro foi O filho do pescador (1843), de Teixeira e Sousa. Essa obra, no entanto, tem apenas valor histórico no Romantismo Brasileiro.


Alanaepais: Sumário Ocultar

1 A Moreninha no Romantismo Brasileiro

2 O Romance Regionalista:

3 Autores e Obras do Romantismo

4 A primeira fase do Romantismo Brasileiro:

A Moreninha no Romantismo Brasileiro
O primeiro lugar cabe de fato ao romance A Moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo. A partir dessa obra, muitos romances foram publicados, atendendo a um número cada vez maior de leitores. O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista
Alanaepais: o regionalista e o histórico.

Características do Romantismo Brasileiro
• Exagero nas descrições
• Nacionalismo ufanista
• Busca de uma linguagem brasileira
• Defesa dos valores aristocráticos
• Crítica à vulgaridade burguesa

Simulado Encceja Gratuito: Diploma em 1 dia
gapixel
O Romance Urbano:
Esse gênero de romance, também conhecido como romance de costumes, procura retratar e criticar os costumes da sociedade carioca do século XIX. O criador desse gênero no Brasil foi Joaquim Manuel Macedo
Alanaepais: Destaca-se também José de Alencar nos romances Senhora, Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro.

O Romance Indianista:
O romântico volta-se para a época do descobrimento, valorizando o indígena, uma vez que não tivemos Idade Média. Essa busca das nossas raízes conduz ao nacionalismo, uma das principais características românticas. Nosso grande representante na prosa indianista é José de Alencar, com os romances O guarani, Iracema e Ubirajara.
Alanaepais: O primeiro desses regionalistas foi Bernardo Guimarães, que retratou o interior de Minas Gerais e de Goiás em suas obras: A escrava Isaura, e O seminarista.
Visconde de Taunay ficou mais conhecido por sua obra Inocência, em que procurou registrar algumas peculiaridades de falar sertanejo.
Franklin Távora, com O Cabeleira, é considerado o criador da literatura do Nordeste
Perguntas interessantes