Dê as principais características e a importância história da área da mesopotâmia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No geral, seguiam religiões politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) comandava tudo. A economia era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.
Explicação:
Vale dizer que os povos da Antiguidade buscavam regiões férteis, próximas aos rios, para desenvolverem as suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia água para consumo, rios para pescar e vias de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios, eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
A Mesopotâmia foi uma das principais civilizações da Antiguidade Oriental. Localizados entre os rios Tigre e Eufrates, os povos mesopotâmicos viveram na região chamada de Crescente Fértil e desenvolveram técnicas de agricultura a partir das cheias e inundações dos rios fundamentais para o desenvolvimento dessa civilização. Os mesopotâmicos, juntamente com os egípcios, foram denominados civilizações hidráulicas, por desenvolverem obras de controle das águas (diques, barragens), para a prática da agricultura.
O estudo da civilização mesopotâmica é fundamental para compreendermos características culturais presentes em nossa sociedade na atualidade .