Artes, perguntado por Zork, 1 ano atrás

Dê as características básicas da arte do(a):
China
Japão
Islã
Índia

Soluções para a tarefa

Respondido por wherrve
3

          A arte chinesa é particularmente conhecida pelas cerâmicas, existentes desde a pré-história tendo a perpetuação de alguns estilos desde aquela época até, praticamente, o século XIX.Os chineses foram ótimos exploradores das potencialidades de cada material utilizado para realizar sua arte (seja ele papel, bronze ou porcelana), preparando ritualmente as substâncias a serem aplicadas sobre eles.Em concordância à filosofia do país, que vê o homem como parte da natureza, a figura humana não recebe ênfase especial quando retratada. A perspectiva é utilizada para reforçar a idéia chinesa da arte como instrumento de revelação do mundo.

          A principal característica da arte japonesa é uma mistura de harmonia e serenidade. Os japoneses sofreram grande influência da arte coreana e chinesa, mas souberam dar o seu toque pessoal e gracioso. A pintura japonesa foi influenciada de início, diretamente pela escrita: a boa caligrafia de ideogramas tem o valor de um bom desenho. A escrita ideográfica japonesa teve origem na China; ao invés de letras, ela utiliza símbolos que representam coisas e idéias.

           as primeiras manifestações da arte islâmica, a arquitetura, floresceu sobretudo na construção dos templos, isto é, as mesquitas. O complexo arquitetural das mesquitas envolvia sobretudo a construção de um interior com decoração suntuosa, expressa nos arabescos (desenhos em formas geométricas harmônicas), e na caligrafia árabe, com trechos do Alcorão .Destacando-se nas pinturas, incluindo a representação de formas humanas , e uma extraordinária tapeçaria, com arabescos e inscrições caligráficas. Entre os tapetes mais famosos dos persas safávidas está o tapete de Ardabil.

           A arte hindu ou indiana tem a sua manifestação vista principalmente na arquitetura, iconografia (pintura) e escultura. Os temas da arte hindu estão relacionados com a interação entre os seres existentes e o Universo como um todo. Então, a variação dos ícones representados diz respeito tanto à cosmogonia indiana, isto é, ao modo como a cultura hindu compreende a origem do Universo, quanto à cosmologia, isto é, ao modo como os indianos encaram a harmonia entre o mundo criado, os deuses, os animais e os homens.

Perguntas interessantes