Pedagogia, perguntado por fabiocns, 1 ano atrás

De acordo coma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento de caráter __Normativo_______, que define o conjunto _ orgânico e progressivo__de aprendizagens essenciais que todos os educandos devem desenvolver ao longo das ___etapas e modalidades_____ da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2017).

Os termos que preenchem correta e respectivamente as lacunas são:

a.
Sugestivo, orgânico e progressivo, etapas e modalidades.

b.
Normativo, competências e conceitos, jornadas.

c.
Flexível, conteúdos e conceitos, modalidades.

d.
Flexível, competências e conceitos, etapas e modalidades.

e.
Normativo, orgânico e progressivo, etapas e modalidades. (CORRETA)

Soluções para a tarefa

Respondido por polyanap2008
4

Especifique sua pergunta que se não posso lhe ajudar ^^

Respondido por irmaovanderlan
1

Aap1 - Currículo e Inovações

Respostas:

Questão 1) Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, os padres jesuítas controlaram o processo de aculturação e de domínio da terra.  Mas, isso mudou em 1759, depois de séculos de controle, quando foram expulsos. Na educação, Marquês de Pombal ficou à frente do que foi chamada de Reforma Pombalina para a educação, que previa mudanças educacionais para novos tempos que estavam chegando.

A esse respeito dessa mudança é CORRETO afirmar que:

A) Apenas treze anos após a expulsão dos jesuítas e da publicação do alvará de 28 de junho de 1759, é que foram estabelecidas as aulas de primeiras letras, de gramática, de latim e de grego.

================================================================

Questão 2) Os relatos da história do período colonial brasileiro, informam que o processo educacional entre os indígenas, tinha a participação de todos os adultos, que se responsabilizavam coletivamente por todas as crianças. Elas não recebiam instruções apenas de seus pais, mas de todos os adultos das aldeias e tribos. Não havia instrução escolar e a educação se fazia no dia a dia, como uma espécie de aprender as coisas fazendo, sob a supervisão dos adultos.

Essa condição mudará e os índios passarão a ter uma interferência educativa que mudará para sempre as suas vidas. Quem foram os responsáveis por essa mudança?

A alternativa CORRETA é a da letra:

C) Os padres jesuítas que vieram para o Brasil

================================================================

Questão 3) No Brasil, nos anos de 1960, durante o regime político militar, mudanças reais nos currículos puderam ser observadas através das reformas educacionais. Através de um novo Decreto-Lei, número 869 foram incluídas nos sistemas educacionais disciplinas como as de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira, sendo que nos cursos superiores foi incluída a disciplina de Estudo de Problemas Brasileiros.

A respeito do objetivo dos governos militares em colocar essas disciplinas como o centro ou eixo curricular analise as afirmações a seguir:

II. As disciplinas se constituíram como versões adaptadas da Doutrina de Segurança Nacional, em que a educação era concebida como um instrumento de controle ideológico.

IV. Os currículos eram preenchidos, também, pelo viés tecnicista, que buscava trazer para a formação a questão da formação eficiente para o trabalho.

A alternativa CORRETA é a da letra:

D) II e IV, apenas.

================================================================

Questão 4) Nas teorias do currículo há muitas influências de diferentes ideologias, que, automaticamente determinam, influenciam, modificam as configurações dos programas escolares. Pode-se exemplificar como ideologias que envolvem as citadas por McKernan (2009) que são: a intelectual-racionalista, a teo-religiosa, a social-romântica, a técnico-comportamental, a pessoal-do cuidado e a político-crítica.

Acerca dessas premissas, analise as afirmativas a seguir, identificando as verdadeiras e falsas:

( F ) As interferências ideológicas interferem pouco no currículo nulo (que se traduzem pelos processos intelectuais que a escola valoriza, mas que ela mesma não desenvolve),

( F ) As interferências ideológicas interferem pouco no currículo real (o que acontece de verdade na aplicação do currículo, mas que não é fiel ao currículo formal) e no currículo oculto (que é o que se aprende sem ter sido planejado e que faz parte de valores e da cultura).

( V )  Todas as interferências ideológicas vão interferir diretamente no currículo formal (que são os planos de ensino da instituição).

( V) Todas as interferências ideológicas vão interferir diretamente no currículo informal (que são as atividades extraescolares).

A alternativa CORRETA é a da letra:

C) F – F – V – V

Explicação: Corrigida pelo AVA em 04/11/22.

Perguntas interessantes