De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente (MAXIMIANO, 2011). As pessoas que integram as organizações modernas também aceitam que algumas pessoas representem a autoridade da lei: guardas de trânsito, juízes, prefeitos e gerentes. A autoridade é contrapartida da responsabilidade que têm essas pessoas de zelar pelo cumprimento da lei. A obediência é devida às leis, formalmente definidas, e às pessoas que as representam, que agem dentro de uma jurisdição. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia. Com relação à burocracia, analise as sentenças a seguir:
I- A burocracia leva ao mecanicismo das atividades, trata-se de sistemas de cargos limitados que alocam pessoas em condições alienantes.
II- A Teoria Burocrática considera que as organizações interagem com o ambiente externo, iniciando os estudos organizacionais como sistemas abertos.
III- As burocracias surgiram da necessidade que as organizações sentiram de ordem e exatidão e também do apelo dos trabalhadores por tratamento mais justo.
IV- Foca no homem organizacional que desempenha diferentes papéis em várias organizações, e para ser bem-sucedido em todas as organizações precisa ser flexível.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
As sentenças 1 e 3 estão corretas.
Explicação:
Fala sobre burocracia
Respondido por
6
Para Weber, o poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos (B).
Tipos de dominações para Weber
- Há a dominação tradicional, afirmando-se na crença divina e das tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade.
- Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de atingirem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.
- Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das normas e dos regimentos sociais com o intuito de mando e obediência.
Saiba mais sobre dominação em: brainly.com.br/tarefa/43697281
Anexos:
Perguntas interessantes