De acordo com Vygotsky (1998, p. 47), “[...] a aprendizagem não é em si mesma desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. [...]”. Neste sentido, para o autor o processo de aprendizagem ocorre a partir de níveis de desenvolvimentos reais e potenciais, cujo intervalo entre esses níveis foi denominado de:
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Zona de desenvolvimento secundário.
b. Zona de desenvolvimento proximal.
c. Zona de desenvolvimento primário.
d. Zona de desenvolvimento potencial.
e. Zona de desenvolvimento real.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. Zona de desenvolvimento proximal.
Explicação:
Vygotsky (1998) definiu a zona de desenvolvimento proximal (ZPD) como:
(...) a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com os companheiros mais capazes (p. 97).
A brincadeira é, assim, a realização das tendências que não podem ser imediatamente satisfeitas. Esses elementos da situação imaginária constituirão parte da atmosfera emocional do próprio brinquedo. Nesse sentido, a brincadeira representa o funcionamento da criança na zona proximal e portanto, promove o desenvolvimento infantil (Vygotsky, 1998). Entretanto, Vygotsky chama a atenção quando afirma que definir "o brinquedo como uma atividade que dá prazer à criança, é incorreto" (p. 105), porque para ele, muitas atividades dão à criança prazeres mais intensos que a brincadeira: por exemplo, uma chupeta para um bebê mesmo que isso não leve à saciação da fome. Ele destaca, ainda, que há brincadeiras em que a própria atividade não é tão agradável, como as que só agradam às crianças (entre cinco e seis anos de idade) se elas considerarem o resultado interessante. Os jogos esportivos podem ser outro exemplo (não apenas os esportes atléticos, mas os que têm como regra, ganhadores e perdedores). Estes são freqüentemente acompanhados de desprazer para a criança que não alcança o resultado favorável, isto é, aquela que perde a partida.
Resposta:
B:
Explicação: De acordo com Vygotsky é a distância entre o real e o potencial. É o processo de aprendizagem que o indivíduo não pode transpor sem algum conhecimento anterior cognitivamente relacionado, a fim de conectar e suportar a nova informação. Sendo assim, é a bagagem cultural passando por transformações e ressignificação de seus conceitos e concepções de vida pela mediação do adulto na interação da crianças e o conhecimento.