De acordo com Valenciano e Aguiar (2019), Auguste Comte foi um dos fundadores da Sociologia, para quem a busca por utilizar as leis naturais para analisar fenômenos da vida social era tida como uma possibilidade inovadora, especialmente diante da percepção dos pensadores da época (séculos XVIII e XIX), que consideravam a relação entre as ciências naturais e a vida social como uma contradição inconciliável.
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. C. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2019.
Com relação ao exposto, avalie as afirmações a seguir como V para as verdadeiras e F para as falsas:
I - O pensador ingressou no Movimento Socialista Francês com o objetivo de conceber um modelo ideológico que conduzisse o governo francês ao atendimento das necessidades de sua população.
II - Auguste Comte tornou-se militante do Movimento Socialista Francês, liderado por Saint-Simon, renomado mestre do socialismo utópico, que se destacava pela originalidade de suas ideias.
III - Comte e Saint-Simon possuiam visões distintas acerca da relação entre Estado e política, sendo que o primeiro defendia interferência neutra e o segundo tendia à relação entre Estado e burguesia.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
encontrado a resposta na página 54
alternativa 2 V F V
edivaldo29p9v9ew:
Conferi e está certa a resposta. Parabéns!
Respondido por
12
De fato a alternativa 2 está correta.
O socialismo foi estudado por Marx.
Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de
Sabendo disso, vemos que para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:
O metafísico;
O empírico;
E o teológico.
Deste modo, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Perguntas interessantes