De acordo com uma questão do Enade de 2011 sobre gêneros textuais, Marcuschi (2008) diz: “a questão central não é o problema da nomeação dos gêneros, mas o de sua identificação, pois é comum burlarmos o cânon de um gênero fazendo uma mescla de formas e funções. No geral, os gêneros estão bem fixados e não oferecem problemas para sua identificação. No caso de mistura de gêneros, adoto a sugestão da linguista alemã Ulla Fix (1997:97), que usa a expressão “intertextualidade tipológica” para designar esse aspecto de hibridização ou mescla de gêneros, em que um gênero assume a função de outro.”
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
Conforme a ideia de Marcuschi de intergenericidade, assinale a alternativa que possui um texto que não justifica a definição do autor:
João, aluno do 4º ano do ensino fundamental, pergunta para a sua professora por que seu avô havia morrido. A professora tenta explicar, dizendo que quem fica velho precisa descansar em um lugar sossegado, perto dos anjos. João a interrompe:
__Mas o tio Zezé é bem velhinho e ainda não morreu... Para acalmar o aluno, a professora explica:
__João, o seu avô teve uma morte cerebral, uma perda irreversível das funções neurológicas. O cérebro de seu avô foi submetido à dor e à falta de oxigênio e glicose, que o levaram à morte. Entendeu?
__João: Acho que não...
Em uma exposição de publicidades criativas, uma chamava a atenção: um quadro do famoso pintor italiano Leonardo da Vinci, do século XVI, intitulado “La Gioconda”, a Mona Lisa, que retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva, foi transformado. O criativo publicitário, para propagar uma marca de produtos de maquilagem, pintou o rosto de Mona Lisa, usando cores alusivas à moda do próximo verão como: lábios com batom cor rosa forte, faces com blush acobreado, sobrancelhas marcadas com lápis marrom e olhos delineados com cores levemente douradas.
O primeiro foi José O segundo foi João
O terceiro foi Antônio, Que Maria deu à luz
Nasceram em um casebre, mas com muito amor sobreviveram e hoje são homens honestos, dos quais Maria tem muito orgulho.
Coloque no liquidificador 3 ovos, 1 chávena de leite, 2 colheres rasas de farinha de trigo, uma pitada de sal e orégano a gosto. Bata bastante. Coloque aos poucos em uma frigideira para panqueca e finalmente recheie a gosto.
A vítima, Maria das Dores, 20 anos, morena, alta, bem arrumada, estudante de engenharia, atravessava a movimentada Avenida João Melo, quando foi surpreendida por um carro esportivo, preto, em alta velocidade. Não houve tempo para socorrê-la. Sabe-se que anualmente milhares de pessoas morrem no trânsito. Vários motivos justificam essa calamidade como: motoristas apressados, alcoolizados, irresponsáveis; falta de manutenção na sinalização de tráfego e até mesmo desatenção dos pedestres. Os dados estatísticos apontam que a violência no trânsito é responsável pela 3ª causa de morte no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O texto que está em desacordo com a afirmação do autor é: Coloque no liquidificador 3 ovos, 1 chávena de leite, 2 colheres rasas de farinha de trigo, uma pitada de sal e orégano a gosto. Bata bastante. Coloque aos poucos em uma frigideira para panqueca e finalmente recheie a gosto.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás