De acordo com um documento de 1781, era a Capitania de Minas Gerais povoada “de mineiros, negociantes e oficiais de diferentes ofícios”. Os mineiros eram os que davam maior lucro à Coroa, em razão dos quintos, mas eram os “mais pensionados, pelas grandes despesas que fazem em escravos, ferro, aço, pólvora e madeiras, tudo indispensável para a laboração de suas feitorias”. Os roceiros e fazendeiros ocupavam-se das suas culturas e da criação de gado, pagando dízimo de sua produção. Os negociantes, por sua vez, eram “utilíssimos”, deles redundando a “S. Majestade a utilidade do contrato das entradas”. Finalmente, “os mais povos das minas se ocupa cada um no exercício que têm, e dão a Sua Majestade a utilidade conforme o uso de seu viver, ainda que haja muitos vadios, e pela sua vadiação, chegam a ser facinorosos e homicidas, o que não aconteceria se houvesse modo de os reprimir e conservar debaixo de uma rigorosa sujeição, porém, como nas minas têm os seus habitantes a liberdade de darem de comer a todos aqueles, que às horas o procuram, dão assim causa a muitas desordens”. 2. A partir das informações contidas nesse trecho de documento, é CORRETO afirmar que: a) Os roceiros e fazendeiros, ocupados com suas terras de plantar e de criar, eram isentos do pagamento de impostos, o que lhes possibilitava um lucro maior que o dos mineradores. b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário. c) Os segmentos da sociedade mineira dedicados a outros negócios e ofícios, além dos de minerar, plantar e criar, não geravam riquezas para Portugal, porque não pagavam os direitos de entrada na Capitania. d) Os vadios, que tendiam, em razão do seu ócio, a se tornar malfeitores, eram perseguidos pela população e duramente reprimidos pelas autoridades, que temiam a generalização das desordens nos núcleos urbanos.
thayssarodrigo07:
RESPOSTA = b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
É correta a alternativa B, já que a exploração do ouro era, de longe, a atividade econômica mais lucrativa tanto para os colonos brasileiros quanto para as autoridades coloniais portuguesas, que estabeleceram uma série de impostos exclusivos sobre o ouro.
Por conta disto, apenas recebiam lotes em regiões ricas em minérios os colonos mais ricos, que demonstrassem não só lealdade a coroa portuguesa, mas também capacidade de manter amplos empreendimentos de mineração (controle de grande número de escravizados, por exemplo).
Respondido por
22
Resposta:
Letra "B"
Explicação:
Fiz no classroom e está exata..
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás