História, perguntado por hiandragabriela646, 8 meses atrás

de acordo com tudo o que você estudou sobre o processo de independência do brasil, o que eram as "rupturas que pudessem pôr em risco a estabilidade da antiga colônia"?

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
51

As "rupturas que pudessem pôr em risco a estabilidade da antiga colônia", eram sobretudo, econômicas.

Observe o texto em estudo:

(...) a emancipação do Brasil não resultou em maiores alterações da ordem social e econômica, ou da forma de governo (...)

Uma das principais razões dessa continuidade se encontra na vinda da família real para o Brasil e na forma como se deu o processo de Independência. A abertura dos portos por parte de D. João VI estabeleceu, como vimos, uma ponte entre a Coroa Portuguesa e os setores dominantes da colônia,  especialmente os que se concentravam no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os benefícios trazidos para a região fluminense, com a presença do rei no Brasil, vinham incentivar a expansão econômica daquela área, ligada aos negócios do açúcar, do café e do tráfico de escravizados. (...) A elite política promotora da Independência não tinha interesse em favorecer rupturas que pudessem pôr em risco a estabilidade da antiga colônia. É significativo que os esforços pela autonomia, que desembocaram na Independência, concentraram-se na figura do rei e depois na do príncipe regente. (...)

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6a ed. São Paulo: Edusp/Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1998. p. 146-147. (Adaptado)

Para os portugueses e para a elite colonial brasileira (os ricos fazendeiros, especialmente, donos das fazendas de cana-de-açúcar, e dos engenhos de produção do açúcar), a relação entre Brasil e Portugal era economicamente interessante, tendo em vista os altos números do tráfico de escravos.

Os europeus os adquiriam por um baixo custo em sua terra natal e os vendiam a preços altos no Brasil, porém, era vantajosa sua aquisição, pois sua mão-de-obra era gratuita.

A economia brasileira no século XVI, portanto, era estável, garantindo a prosperidade da elite branca brasileira e dos portugueses, principalmente no Nordeste, que comercializava o açúcar como o "ouro branco", garantindo ao país o primeiro lugar na produção e exportação de açúcar.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/24642786

Bons estudos!

Anexos:

rayssaazul: heloisa
rayssaazul: ce ta ai
Usuário anônimo: não
Akeiflcmfm: Não
Usuário anônimo: ;-;
richardcoura2016: tem eu, só não me chamo heloisa
beatrizsousacom4: mó textão slc
Perguntas interessantes