De acordo com Silva (2016), a operação de se liquidar um título antes de seu vencimento envolve, geralmente, uma recompensa ou um desconto pelo pagamento antecipado. Dessa forma, desconto pode ser entendido como a diferença entre o valor nominal de um título e o seu valor atualizado apurado n períodos antes de seu vencimento. As operações de desconto podem ser realizadas tanto sob o regime de juros simples como no de juros compostos. Sendo assim, qual modalidade é a mais recomendada em relação ao horizonte temporal de curto prazo?
Soluções para a tarefa
Temos que o conceito de juros engloba o rendimento a partir de uma aplicação financeira, que é visto como um valor imposto ao atraso do pagamento de uma quantia tomada como empréstimo.
Temos dois tipos distintos de juros, o simples e o composto, que por sua vez, é mais lucrativo e usualmente utilizado no sistema financeiros.
Temos que os juros simples incidem sobre o capital primário durante todo o período da aplicação, dessa forma, o valor referente a taxa de juros é sempre igual, ela não se altera com o passar do tempo, logo é considerada constante.
A equação matemática que calcula juros simples é dada por:
J = C * i * t, onde
J: juros
C: capital
i: taxa de juros
t: tempo de aplicação
Já os juros compostos possuem taxa variante ao longo do tempo, haverá um valor diferente a cada período de tempo determinado, ou seja, os juros sofrem mudanças ao longo do tempo. Para cada período, os juros compostos serão contabilizados sobre o capital atual, não o capital inicial.
A equação que calcula juros compostos é dada por:
M= C(1+i)ᵗ
M: Montante
C: Capital
i: juros
t: tempo
Desta forma, temos que a modalidade mais recomendada em relação ao horizonte temporal de curto prazo é a modalidade de juros simples.Para as aplicações financeiras de curtíssimo, curto prazo e desconto simples de duplicatas, ou até mesmo em determinadas situações em que o montante a ser pago é quitados apenas ao final de um certo período, utiliza-se, geralmente, o regime de juros simples. Já a modalidade dos juros compostos, geralmente, são utilizadas em operações de médio e longo prazo, como compras com cartões de crédito e empréstimos bancários.