De acordo com Sikorski e Cunha (2016), a Revolução Industrial teve início na Inglaterra, no século XVIII; modificando as relações e condições de trabalho, superlotando as cidades por causa da vinda das famílias do campo, que procuravam melhorias nas condições de vida.
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A Revolução Industrial intensificou o aumento de lucros com a redução de custos.
II. A Revolução Industrial intensificou o processo de incorporação da força de trabalho no processo produtivo em larga escala.
III. A Revolução Industrial promoveu a fragmentação do trabalho coletivo.
IV. A Revolução Industrial regulamentou as condições de trabalho e, com isso, intensificou o processo de acumulação capitalista.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
A afirmativa I é verdadeira, pois com a Revolução Industrial os custos de produção relativos por unidade se tornaram consideravelmente menores (embora os investimentos iniciais fossem mais altos), aumentado os lucros dos poucos que poderiam estabelecer fábricas.
A afirmativa II é verdadeira, pois com a Revolução Industrial surgiu a necessidade de que milhares de trabalhadores fossem rapidamente incorporados ao processo produtivo.
A afirmativa III é verdadeira, pois com a Revolução Industrial e o Fordismo surgem as linhas de produção, nas quais cada trabalhador era responsável por apenas uma parte do processo, fragmentando o processo.
A afirmativa IV é falsa, pois a Revolução Industrial não regulamentou as condições de trabalho, que era super explorado, e as leis posteriores que vieram a regulamentar as condições de trabalho diminuíram os lucros dos capitalistas.
É correta a alternativa 2.