De acordo com Signe Dean. do portal Science Alert, a velocidade de rotação da Terra equivale a 465 metros por segundo - ou um pouco menos para os poucos que se encontram nos polos – e nós não sentimos nada por causa da própria natureza do movimento. Segundo Signe, para entender esse curioso fenomeno, basta imaginar o que acontece conosco quando estamos viajando de avião, por exemplo. Se o planeta Terra sofresse uma desaceleração repentina em seu movimento rotativo, os objetos na superfície terrestre A permaneceriam em seus lugares por causa da Lei da Inércia. B permaneceriam em seus lugares por causa do Princípio da Ação e Reação. seriam lançados tangencialmente a superficie da Terra por causa da Lei da Inercia. 0 seriam lançados tangencialmente a superficie da Terra por causa do Princípio da Ação e Reação.
Soluções para a tarefa
Se o planeta terra sofresse uma desaceleração repentina em seu movimento rotativo, os objetos na superfície terrestre seriam lançados tangencialmente a superfície da Terra por causa da Lei da Inercia.
Temos que a terra gira a uma velocidade de aproximadamente 1674 Km/h ou 465 m/s. Não percebemos esse movimento pois estamos racionando na mesma velocidade, e em relação a terra, estamos parados!
O mesmo efeito ocorre quando estamos em um ônibus em velocidade constante, e em relação ao mesmo, estamos em repouso (parados).
- O que Aconteceria se a Terra Parasse Bruscamente?
Segundo a primeira Lei de Newton, a chamada Lei da Inércia, um objeto tende a manter seu estado de repouso ou movimento, a menos seja forçado a mudar seus estado!
Imagine novamente o exemplo do ônibus, caso ele freie bruscamente, os passageiros são "lançados" para frente!
Estaremos a 1674 Km/h, e pela Lei da Inércia, tendemos a manter essa velocidade. Caso a terra encerre bruscamente sua rotação, seremos "lançados", visto que continuaremos a essa mesma velocidade!
Que tal aprender mais sobre a Lei da Inércia?!
- https://brainly.com.br/tarefa/22961412
- https://brainly.com.br/tarefa/20624377