De acordo com seus conhecimentos, exponha o motivo de o Período Regencial ser visto como um período de mudança na história da formação do Estado brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vários fatores contribuíram para tornar este período muito importante para a formação do Estado brasileiro. A saída legal existente e que constava na Constituição de 1824 era a de fazer um período de transição em que o país seria governado por regentes que deveria ter sido mais longo, mas foi antecipado para 1840 por meio de um golpe parlamentar.
Explicação:
Com quatro regências diferentes, o Brasil não poderia afastar da certeza de se tornar um novo estado. Essa receita iria certamente resultar em algo diferente. Regências diferentes, resultados diversos.
A partir daí, reformas era imprescindíveis no Poder Moderador com retiradas de atribuições, concessões de possibilidades a deputados e senadores para vistoria das ações do Executivo que culminou com a saída de José Bonifácio da vida política brasileira.
Com tensões contínuas, eram inevitável um "choque entre o governo e as províncias. O choque envolvia, principalmente, a questão da centralização do poder no governo contra o desejo das províncias brasileiras de alcançarem maior autonomia (federalismo). Para atender as demandas das províncias e colocar a situação política sob controle, foi aprovado o Ato Adicional de 1834, uma lei que fazia alterações na Constituição de 1824." ( fonte: Brasil Escola)
Com as mudanças estipuladas pelo Ato Adicional, esboçava-se no Brasil um modelo que concedia às províncias um grau considerável de autonomia. Além disso, a eleição de um regente para governar todo o país aproximava o Brasil de um cenário republicano. Por isso, muitos historiadores afirmam que o Período Regencial foi uma experiência republicana no meio de dois reinados e um período de mudanças na história da formação do Estado Brasileiro. ( fonte: Brasil Escola )