De acordo com Sacristan (1996) o currículo é uma seleção da cultura, uma versão particular da cultura; não apenas pelo fato de ser uma seleção com determinados critérios, mas também pelo formato que adotam. Por esta razão, ao falar de cultura e currículo na escolarização é preciso estabelecer não apenas as relações entre ambos os termos, considerando que a cultura diz respeito a conteúdos, processos ou tendências externas à escola e o currículo a conteúdos e processos internos, tentando explicar o que ocorre neste último como consequência do que se trama na cultura exterior. A partir deste trecho retirado do livro "Perspectivas Curriculares Contemporâneas" e dos demais conteúdos estudados neste ciclo, assinale a alternativa que não apresenta aspectos referentes ao currículo. O planejamento curricular traz como imperativo a busca pela unidade entre pensamento e ação, entre teoria e prática. Isso porque a relação entre teoria e prática constitui-se pressuposto fundamental das ações humanas e, portanto, também do planejamento educacional. As decisões sobre o currículo estão marcadas pelas relações de poder que se estabelecem na sociedade e na escola, ou seja, o modo como a escola se organiza e se apropria da cultura, faz determinadas representações dela e produz práticas voltadas à formação humana. O trabalho pedagógico tem como elementos constituintes o planejamento, o currículo a avaliação e os meios que permitem articular esses elementos aos sujeitos, aos espaços e aos saberes aos quais o trabalho pedagógico se refere. O trabalho pedagógico se realiza por meio das ações que dificultam colocar em prática um projeto educativo: desde o planejamento da escola como um todo (PPP) até o planejamento do currículo de modo mais específico, passando pelos movimentos que deles decorrem e culminam com o propriamente dito ato de ensinar e aprender, o currículo em ação, incluindo a avaliação do trabalho realizado. As experiências curriculares que historicamente se consolidam nas escolas compõem aquilo que podemos chamar de "cultura escolar", formada pelos modos de organização do trabalho pedagógico e pelos códigos gerados com base neles. Com base nesta abordagem o currículo torna-se expressão da prática e da função social da escola.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta da questão - Alternativa D
Explicação:
O trabalho pedagógico se realiza por meio das ações que permitem colocar em praticaum projeto educativo: desde o planejamento da escola como um todo (PPP) até o planejamento do currículo de mdo mais específico, passando pelos movimentos que deles decorrem e culminam com o propriamento dito ato de ensinare aprender, o currículo em ação, incluindo a avaliação do trabalho realizado.
A alternativa incorreta é a d. As ações do Trabalho Pedagógico, nunca impedem que o projeto educativo se realize, é o contrário, elas permitem isso. O Trabalho Pedagógico requer reflexão profunda, a respeito dos objetivos das escolas, assim como o aclaramento do seu papel social, e a definição clara dos caminhos, maneiras operacionais, e trabalhos a serem feitos, pelas pessoas envolvidas no processo educativo.
Trabalho Pedagógico Principais Características
O Trabalho Pedagógico representa todas as atividades, que de certa forma, estão diretamente ligadas a Pedagogia, apresentando avaliações, e métodos, elaborados intencionalmente, com o intuito principal, de trabalhar na construção dos conhecimentos. O Trabalho Pedagógico pode ser feito pelos professores, e por pessoas não licenciadas também.
O Trabalho Pedagógico é responsável por proporcionar um processo de aprendizagem de qualidade, aos alunos das escolas, porém, os professores devem entender a importância do seu papel pedagógico, no ambiente escolar, para que o intelecto, entendimento, dos estudantes, possa ser desenvolvido, de maneira significativa.
Veja mais sobre Trabalho Pedagógico no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/53694904
#SPJ2