De acordo com roman jakobson "lograriamos em encontrar mensagens verbais que preenchessem uma unica função e ha uma diversidade que reside não no monopólio de algumas dessas diversas funções mais numa diferente ordem hierárquica de funções a estrutura verbal de uma mensagem dependente basicamente da função predominante. Fonte jakobsin,roman linguística e comunicação 10 ed sao paulo cultrix 1973p 123 sabemos que cada texto como vimos pode possuir mais de uma função de linguagem no entanto suas especificações tera sempre uma que predominara nas intencionalidades
Soluções para a tarefa
Resposta:
As funções da linguagem estão presentes nos textos, mas haverá uma que predominará.
Explicação:
Numa notícia, você perceberá que o foco não está na mensagem, isto é, na forma de dizer e noticiar, o autor não se importa com as rimas e com a utilização de palavras especificas para atingir uma sonoridade, ou efeito. O objetivo de quem faz uma notícia é tornar um fato público, de conhecimento amplo e geral, logo, o mais importante é o assunto (referente) que é noticiado.
Ao pensarmos em uma propaganda, a forma de dizer é importante, mas a forma como essa propaganda vai atingir o outro (interlocutor) é ainda mais, logo, na propaganda, é o outro que determina se a propaganda foi bem feita ou não, já que, se a propaganda tiver sido bem feita, o sujeito tende a comprar um produto ou serviço. Nesse caso, a propaganda tem como foco a função apelativa, ou conativa, justamente por esse papel.
Mas em ambos os casos, haverá outras funções coexistindo.
Boa sorte e bons estudos!