De acordo com Ribeiro (2018, p. 81) "O princípio da unidade entre teoria e prática se traduz na busca para a humanização. A relação entre esses dois elementos didático-pedagógicos se impõe não simplesmente como princípio metodológico na ação de planejar, mas fundamentalmente como princípio epistemológico, que permite a transformação por meio da ação humana". Essa reflexão é importante, também para escolarização de jovens e adultos.
RIBEIRO, M. R. M. Teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Esse agir e pensar ou pensar para agir permite que o sujeito se transforme por meio de suas ações, à medida que reflete sobre elas.
II. A união entre teoria e prática, chamada de práxis, proporciona que o aprendiz pense sobre suas ações e aja conforme suas reflexões.
III. Proporcionar que o aluno tenha o exercício de refletir e agir, ajuda a desenvolver habilidades de planejamento, importantes na vida adulta.
IV. A práxis deve fazer com que o aluno apenas realize sua prática com base na teoria e nunca ao contrário, ou seja, teorize com base na prática.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
marciamoscatelly:
pelo que entendi a I, II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
As afirmativas corretas são as seguintes: I, II e III. Alternativa 2.
É fundamental que a escolarização de jovens e adultos se inicie com o trabalho relacionado ao pensamento crítico, possibilitando que os mesmos possam pensar e ter ações mais conscientes.
É imprescindível também que ocorra uma relação entre a teoria e a prática, que deve apresentar um funcionamento de ser complemento para o processo de ensino e aprendizagem. Um exemplo é a práxis, que compreende a união entre prática e teoria.
Bons estudos!
Perguntas interessantes