De acordo com Peruzzo (2013), a massa específica, também conhecida por massa absoluta, é a razão entre a massa (m) da substância e o volume (V) desta substância, em uma dada condição de temperatura e pressão. Trata-se de uma propriedade da substância e não do objeto.
Já a densidade (d) é a propriedade do objeto. Assim, um objeto oco pode ter a densidade muito diferente da massa específica do material que o compõe. Além disso, a densidade de um corpo é a relação ou a razão entre a massa do corpo e o volume deste corpo, em uma dada condição de temperatura, pressão e composição.
A densidade do ferro em uma determinada temperatura, pressão e composição é de 7,8 g/cm3. Observe as alternativas a seguir e assinale a afirmação correta.
Alternativa 1:
A massa de ferro no volume de 1 Litro é de 7800 g. Sabe-se que 1 Litro equivale a 1000 cm³.
Alternativa 2:
O material descrito flutua em água (densidade da água = 1 g/cm3).
Alternativa 3:
A massa de ferro no volume de 1 Litro é de 780 g. Sabe-se que 1 Litro equivale a 1000 cm³.
Alternativa 4:
O material descrito tem a mesma densidade da água (densidade da água = 1 g/cm3).
Alternativa 5:
Não é possível definir apenas com os dados fornecidos no exercício se o material irá flutuar ou afundar se imerso em água (densidade da água = 1 g/cm3).
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: Alternativa 1
Explicação: Se a massa do ferro em uma determinada temperatura, pressão e composição é de 7,8 g/cm3, sabemos que 1 litro equivale a 1000 cm3, logo o resultado da equação e dado pelo calculo:
7,8g x 1000= 7800g
Perguntas interessantes