De acordo com Pedro Demo (2008), a autoria é constituída por dois sentidos igualmente práticos: (1) forjar no autor uma atitude reflexiva de quem é capaz de construir um texto próprio, baseado na autoridade do argumento e (2) potencializar no indivíduo a transformação da sociedade de maneira crítica e responsável a partir da intervenção social e política.
A afirmativa acima de Pedro Demo (2008) vem seguida de uma crítica do autor sobre a impossibilidade do professor exercer autoria no âmbito profissional, porque:
a.
Docentes são determinantemente proibidos pelo estatuto profissional a quaisquer práticas educativas que levem a autoria textual.
b.
O estatuto que rege a profissão docente proibi a utilização da pesquisa como uma prática autoral na formação profissional.
c.
A formação docente não inclui a competência leitora entre os objetivos profissionais.
d.
É determinantemente proibido qualquer conhecimento na formação do docente que ultrapasse a ação em somente “dar aula”.
e.
A autoria de textos só deve ser destinada à professores que estão na área da pesquisa, que são os responsáveis pela formação crítica.
babinobre2003:
qual a questao correta ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
Olá!
A alternativa E) é a correta.
A autoria de textos só deve estar relacionada a professores relacionados a pesquisa, mas claro, isso não proíbe os demais professores de escreverem livros também, mas o indicado é que esses não escrevam sobre assuntos acadêmicos que necessitam de pesquisa e inovação.
De outra forma o que seria escrito era mais do mesmo, sem alterações ou novas descobertas que podem ser relevantes para todos da classe e do mundo.
Respondido por
7
A resposta acima está incorreta, o correto seria a letra C
C. A formação docente não inclui a competência leitora entre os objetivos profissionais.
Perguntas interessantes