De acordo com Paulo Freire, o conhecimento se produz na escola, bem como nas relações sociais, e é construído na relação dialógica entre o aprendiz e o educador. No entanto, a educação vai além do espaço delimitado pelos muros escolares e pelas salas de aula.
Descrição da imagem não disponível
Ao ser apresentado para as demais turmas da escola, muitos se expressam contrários a aceitar como manifestação artística esse tipo de trabalho, por isso, surge um momento de tensão. Como você, educador, pode intervir para que haja um entendimento e um esclarecimento quanto à questão do que é arte? Cite como abordaria os educandos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Partindo do princípio de que o educador é o instrumento principal para as transformações no ensino de arte, pode-se iniciar uma conversa para oportunizar discussões saudáveis sobre manifestações artísticas, por exemplo, como essas manifestações acontecem, de que forma e como são vistas perante a sociedade, etc.
O ideal é mostrar que a arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio, podendo ser expressas por meio de qualquer material. Os educandos também podem ser lembrados de que a arte pode ser representada por meio de várias formas: na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança e também nas criações realizadas por mulheres, jovens e crianças da comunidade onde vivem.
É importante ressaltar aos alunos da escola que a questão de a educação não formal, no ensino de arte, no caso a produção dos quadros e dos bandôs, não ter a formalidade de uma instituição escolar não diminui em nada sua potencialidade, pois a educação não formal é um processo contínuo dado em espaços sociais, com ênfase aos interesses e às necessidades do grupo envolvido, independentemente da idade ou da situação em que se encontram, com respeito e valorização à diversidade. Outra ação interessante seria levar os alunos até o ateliê de produção desses quadros, para que vissem de perto todo o processo da manifestação artística e valorizassem o produto.
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO