De acordo com Paro (1997, p.13), “no que diz respeito à estrutura administrativa, também há algumas transformações urgentes a serem processadas. A mais abrangente delas diz respeito a uma radical mudança na forma de organização do poder e da autoridade na gestão escolar. A forma hierarquizada e unipessoal da atual direção escolar é menos compatível com os objetivos democráticos da educação do que formas alternativas de gestão colegiada.” Durante o percurso histórico, a administração tem sido objeto de muitos debates, motivo pelo qual foram se apresentando diversas teorias na tentativa de explicá-la. Assim, a leitura histórica nos permite identificar várias escolas administrativas que contribuíram para a evolução paradigmática das concepções da gestão educacional. Todavia, é importante reiterar que esses princípios administrativos não devem ser transportados para pensar a escola sem uma análise crítica, em função da especificidade desse campo em relação às demais organizações (empresas). PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. p. 13
Tendo em vista os traços constitutivos da escola, avalie as afirmações a seguir.
I. Os princípios que norteiam o taylorismo se resumem ao enfoque das tarefas individuais a serem executadas pelos trabalhadores em busca da eficiência do sistema produtivo. Nesse enfoque, a improvisação dá lugar ao planejamento sistemático e o empirismo é substituído pelo método científico.
II. A escola clássica, que tem como fundamento os estudos de Fayol, enfatizava a importância da gerência administrativa e o papel que a estrutura organizacional tem para ser eficiente. A ênfase estava no fator humano dentro da empresa e no como o administrador poderia equacionar as demandas da empresa e as necessidades humanas.
III. A escola das relações humanas defendia a necessidade de se humanizar as relações de trabalho. Essa teoria começa a ser sistematizada com base nos estudos e nas experiências realizadas por Elton Mayo e sua equipe, na fábrica da Western Electric Company (Hawthorne, Chicago). Essa escola focalizava a estrutura da empresa tendo como central a atribuição de responsabilidades para cada função administrativa.
IV. Um paradigma administrativo pode ser entendido como um modelo dogmático capaz de validar explicações e compreensões de certos aspectos no campo administrativo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
II, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, apenas.
Explicação:
"Dentre as escolas administrativas, o
Taylorismo ganhou grande destaque. Seus princípios
podem ser resumidos ao enfoque das tarefas individuais a
serem executadas pelos trabalhadores em busca da
eficiência do sistema produtivo. Baseado no pensamento
dessa corrente, um bom administrador é aquele que
planeja sistematicamente suas ações, que organiza
esforços racionalmente para a execução das atividades de
seus subordinados, liderando e desenvolvendo os controles
necessários para a otimização dos resultados e, por
conseguinte, a obtenção de lucros."
Partindo da mudança na forma de organização do poder e da autoridade na gestão escolar, temos que a resposta correta é a onde aponta que a I, apenas esta correta.
Entre as escolas administrativas, o taylorismo recebeu muita atenção. Esses princípios podem ser resumidos no contexto das tarefas individuais nas quais os funcionários estão trabalhando para aumentar a produtividade do sistema.
A autoridade na gestão escolar
Com base nessa linha de pensamento, um bom administrador é aquele que planeja suas ações metodicamente, organiza esforços racionalmente para a execução das tarefas de seus subordinados, conduz e desenvolve os controles necessários para otimizar os resultados e, consequentemente, gerar receita.
Leia mais sobre gestão escolar aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47828900
#SPJ2