De acordo com Pareja (2013, p. 68), a coerência textual é responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Quando um texto é coerente, todos os seus elementos podem ser compreendidos dentro de um único significado geral. Assinale a opção que conceitua corretamente os tipos de coerências e seu significado.
A - Coerência interna depende da compatibilidade de sentido entre as partes do texto. Coerência externa está ligada a um conhecimento prévio e recíproco entre os interlocutores.
B - Coerência interna é a adequação entre o que dizemos e a realidade do mundo exterior. Coerência externa ocorre quando há contradição dentro do texto.
C - Coerência externa é o processo de produção textual não codificado. Coerência interna é o encontro entre o leitor e o texto.
D - Coerência externa está ligada ao tipo de linguagem adotado no texto. Coerência interna depende das informações que o destinatário domina para a decodificação de um texto.
E - Quando um texto tem coerência interna e externa, seu interlocutor fica desacreditado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta: a
Coerência interna depende da compatibilidade de sentido entre as partes do texto. Coerência externa está ligada a um conhecimento prévio e recíproco entre os interlocutores.
Respondido por
1
Resposta: Correta é a letra ( A )
Explicação:
A - Coerência externa é a adequação entre o que dizemos e a realidade do mundo exterior. Coerência interna ocorre quando há contradição, o emprego equivocado de algum termo ou expressões que não se ajustam ao tipo de linguagem adotado no texto.
Perguntas interessantes