De acordo com os resultados do 8º Relatório Anual de Produtividade Proudfoot, as empresas brasileiras poderiam obter maiores ganhos em produtividade do que companhias de outros países, mas enfrentam vários entraves, como problemas de comunicação interna.
Os gestores brasileiros citaram os problemas de comunicação interna como sendo a principal barreira para obter maior produtividade no mercado. Esta barreira foi mencionada por 47% dos gestores brasileiros, quase o dobro da média global.
“Quando analisamos os problemas de comunicação interna no Brasil, descobrimos que o ponto central do problema está na comunicação de cima pra baixo e na comunicação entre departamentos,” explicou Carvalho. “30% dos gestores brasileiros afirmaram ter dificuldades para se comunicar entre departamentos, o terceiro maior nível de qualquer país pesquisado, e o maior entre os países do BRIC. Da mesma forma, o Brasil se classificou em segundo lugar nos países pesquisados em relação a problemas com comunicação de cima para baixo.”
A pesquisa incluiu 1.272 executivos de 12 países (Austrália, Canadá, Brasil, Rússia, Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Alemanha, Índia, África do Sul e Espanha).
A preocupação dos executivos brasileiros refere-se a:
Escolha uma:
a. Maior abertura à comunicação ascendente.
b. Essa preocupação não deve existir, pois os executivos devem deter o real sentido do poder e não devem se preocupar com a comunicação que vem dos colaboradores.
c. As empresas necessitam de um coaching, que oriente os executivos, no sentido de garantir engajamento dos Recursos Humanos nas tarefas administrativas.
d. As empresas devem investir em uma liderança capaz de ser o porta-voz dos colaboradores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
letra A - Maior abertura à comunicação ascendente.
Perguntas interessantes