De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa (1997), a revisão textual é um conteúdo a ser ensinado. A diferença conceitual entre correção e revisão é que a primeira está relacionada à prática da correção dos aspectos isolados, notacionais na ausência dos alunos. Ou seja, o professor se debruça apenas sobre os aspectos notacionais em textos sem intenção comunicativa. Já a revisão é entendida como um comportamento escritor, como uma atividade que é parte integrante da escrita. A revisão está necessariamente relacionada à produção de textos com função comunicativa. O escritor debruça-se sobre o próprio texto para olhar de novo, para olhar os aspectos discursivos pensando no leitor e sua condição de compreensão da intenção comunicativa do texto.
Vários autores indicam que correção e revisão de texto são conceitualmente distintas:
I. Correção está relacionada à prática de corrigir aspectos notacionais na ausência dos alunos.
II. Na correção, o professor se debruça apenas sobre os aspectos notacionais em textos não havendo intenção comunicativa.
III. A revisão está necessariamente relacionada à produção de textos com função comunicativa.
IV. Na revisão, o escritor debruça-se sobre o próprio texto para olhar os aspectos discursivos, pensando no leitor e na sua condição de compreensão da intenção comunicativa do texto.
Considerando as habilidades e as competências em uso na prática de correção e de revisão textual, é correto o contido em:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
b. Apenas II e III;
c. Apenas I, II e IV;
d. Apenas em I e II;
a. Todas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
sim, todas estão corretas!
Respondido por
1
Resposta: Todas estão corretas. ACERTEI
Explicação:
Perguntas interessantes