Pedagogia, perguntado por silviapbbia, 1 ano atrás

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997, p. 82), recomenda-se trabalhar no segundo ciclo do Ensino Fundamental os seguintes gêneros discursivos:



GÊNEROS DISCURSIVOS


Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral:



• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;

• poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas;

• saudações, instruções, relatos;

• entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão);

• seminários, palestras.



Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita:



• receitas, instruções de uso, listas;

• textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;

• cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);

• quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides, notícias, classificados, etc.;

• anúncios, slogans, cartazes, folhetos;

• parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;

• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas;

• textos teatrais;

• relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos expositivos de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos, etc.).



Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: SEF, 1997. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2019.


Os gêneros textuais são heterogêneos, ou seja, são compostos por tipos de sequências textuais variados tais como, sequências narrativas, sequências descritivas, sequências injuntivas, sequências dialogais, sequências argumentativas, sequências explicativas ou expositivas.



Nesse sentido, podemos perceber que não há gênero textual com uma estrutura fechada, ou seja, que só possua sequências textuais de um tipo, mas uma composição flexível, com sequências diversas, mas que não prejudicam a identificação do gênero proposto.



No trabalho com os gêneros (orais e textuais) detalhar as intenções do autor, parafrasear trechos, resumir, interpretar, ou seja, esgotar as possibilidades de análise faz com que o aluno compreenda de maneira aprofundada a construção daquele gênero e seja capaz de identificá-lo em outras instâncias midiáticas.


Considerando os gêneros sugeridos no PCN-LP, escolha um para trabalhar no Ensino Fundamental I (segundo ciclo) e faça um exercício de análise pré-aula de modo a fundamentar a opção por esse gênero (Escolha um gênero diferente do usado como exemplo na disciplina). Para tanto, responda as seguintes questões:



1-) Quais as razões para selecionar determinado gênero?

2-) Quais características o configuram?

3-) Quais as funções específicas do gênero selecionado?

4-) Quais objetivos de aprendizagem (específicos à área) o gênero selecionado propicia atingir junto a seu grupo de alunos?

5-) Inclua um exemplo do gênero que poderá ser analisado em sala de aula destacando as seguintes partes: conteúdo temático, estilo e construção composicional (Infográfico “Os gêneros de texto ou de discurso: definições, funcionalidade e caracterização”

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6

A escolha por um gênero textual dependerá da convivência do indivíduo com o mesmo.

Os gêneros textuais são: descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo,  narrativo e injuntivo.

O descritivo tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, objeto, um fato, dentre outros. Como exemplo temos as notícias, currículos, lista de supermercado, diário, etc.

No dissertativo-argumentativo é a exposição de ideias sobre determinado tema. Temos como exemplos uma resenha, artigo de opinião, editorial de jornal, dentre outros.

Obs: Você pode escolher o texto argumentativo, o descritivo, dependerá de sua aproximidade com os mesmos.

Abraços!

Perguntas interessantes