De acordo com os estudos realizados em Pasquini, Souza e Filipim (2018) verificamos que foi a partir da Constituição Federal de 1988 (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) que a escola pública passou a adotar a Gestão Democrática como forma de organização de tudo o que é realizado na instituição. Para os alunos do curso de Pedagogia é importante entender que um dos mecanismos para a efetivação da Gestão Democrática são as Instâncias Colegiadas.
PASQUINI. Adriana Salva terra; SOUZA. Marcia Maria Previato de; FILIPIM. Priscila Viviane de Souza. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, analise as alternativas e assinale aquela que representa todas as instâncias que uma escola deve possuir para que, de fato, seja democrática:
Conselho Escolar, Secretária, Equipe Pedagógica e Docentes.
Alternativa 2:
Equipe Pedagógica; Equipe Diretiva, Conselho Escolar e Conselho de Classe.
Alternativa 3:
Grêmio Estudantil, corpo discente, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Equipe Pedagógica.
Alternativa 4:
Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF); Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e Direção da Escola.
Alternativa 5:
Conselho escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Grêmio Estudantil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Alternativa 5: Conselho escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Grêmio Estudantil.
A adoção pela escola pública da gestão democrática só foi possível a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. A gestão democrática é uma estratégia de organização dos assuntos referentes à instituição.
Para que uma escola seja efetivamente democrática, a mesma deve possuir as seguintes instâncias: Conselho escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Grêmio Estudantil.
Bons estudos!
Perguntas interessantes