De acordo com os estúdios do movimento maker, os novos empreededores devem precificar seus produtos a pelo menos 2,4 vezes o valor do custo da produção, para garantir uma margem razoável de lucro ao negócio. João carlos criou um brinquedo incrível e decidiu embalar nesse novo micho de mercado. o aluguel do espaço para produção é fixo e custo R$ 100,00. o gasto com os materiais necessário e de R$ 20,00 por unidade fábrica. joão segirá o conselho do estudioso na hora de determinas o preço da venda do seu produto,aplicado a taxa mínima recomendada sobre o valor do custo da produção. Com base nessa informações,o lucro unitário obtido por ele na produção de X unidades de brinquedo é
Soluções para a tarefa
Primeiramente, vamos determinar a função custo da produção dos brinquedos. João gasta 100 reais no aluguel, que é um custo fixo, independente do número de brinquedos. Já os 20 reais de cada brinquedo são variáveis, dependendo do número de brinquedos. Dessa forma, a equação que define o custo de produção é:
y = 20x + 100
Agora, multiplicamos a função pela taxa recomendada, no valor de 2,4, para determinar a função receita:
y = 2,4 × (20x + 100)
y = 48x + 240
Logo, a equação que define a receita de João Carlos é: 48x + 240. Agora, podemos calcular o lucro, que será a receita menos o custo:
L(x) = (48x + 240) - (20x + 100)
L(x) = 28x + 140
Essa é a função que define todo o lucro de João Carlos. Como queremos o lucro unitário, devemos dividir por x, que é o número de brinquedos vendidos. Portanto, o lucro unitário é:
28 + 140/x