De acordo com os conteúdos estudados, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as
falsas:
a- ( ) Os celenterados tem duas formas básicas: Pólipo e Medusa;
b- ( ) A estrela do mar é um exemplo do filo Moluscos;
c- ( ) Os anfíbios passam parte da vida na água e parte fora dela, após a metamorfose;
d- ( ) As esponjas são animais que apresentam organização muito simples;
e- ( ) A temperatura do corpo da maioria dos animais não acompanha as variações da
temperatura do ambiente.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta para as alternativas é V, F, V, V, V.
a) Os celenterados tem duas formas básicas: Pólipo e Medusa.
VERDADEIRO
Os celenterados possuem duas formas, uma delas chamada de pólipo/polipoide e a outra de medusa/medusoide. A maioria apresenta ambas as formas durante seu ciclo de vida.
Os pólipos/polipoides possuem uma de suas extremidades livres enquanto a outra se mantém fixa "ao chão" (no caso, o termo ideal seria substrato) - alguns podem apresentar pouca mobilidade, embora grande parte deles fiquem parados (chamados de séssil). Exemplo: anêmonas do mar.
Já as medusas/medusoides possuem vida livre e nadam através da expulsão de jatos de água. Exemplo: águas-vivas.
Você pode entender melhor a diferença entre os pólipos e as medusas nessa outra pergunta realizada aqui no site: https://brainly.com.br/tarefa/6544978
b) A estrela do mar é um exemplo do filo Moluscos.
FALSO
Estrelas do mar pertencem ao filo Echinodermata (também conhecidos como equinodermes). Sua maior característica, diferente do filo dos moluscos que apresenta animais de corpo mole e com uma grande variedade de formas e tamanhos, é ter o corpo organizado em cinco partes simétricas.
Aqui você pode conferir outra pergunta, realizada aqui na plataforma, sobre qual o grupo de seres vivos que a estrela do mar e o ouriço do mar pertencem: https://brainly.com.br/tarefa/3173660
c) Os anfíbios passam parte da vida na água e parte fora dela, após a metamorfose.
VERDADEIRO
Anfíbios são conhecidos pela sua dependência da água, mas não passam toda a sua vida nela, pois, vivem a fase inicial do seu ciclo de vida nela e depois de sofrer a metamorfose - mais perceptível nos anuros (sapos, rãs e pererecas), nos outros grupos que compõe os anfíbios, o processo é bem menos perceptivo - vivem fora do ambiente aquático.
Ao falar dos sapos, rãs e pererecas, durante seu processo de metamorfose, o girino (fase larval do seu ciclo de vida) ganha seus membros. Ocorre também o surgimento de pulmões e modificações na estrutura de seu coração, passando a ter dois átrios e um ventrículo.
Com o pulmão formado, o animal pode sair da água, ocorrendo a absorção de sua cauda e apresentando características físicas semelhantes aos adultos, embora em um tamanho menor.
d) As esponjas são animais que apresentam organização muito simples.
VERDADEIRO
Esponjas (também conhecidas como poríferos), vivem exclusivamente no ambiente aquático, são animais com organização muito simples.
Elas não possuem tecido verdadeiro, logo, também não possuem órgãos ou sistemas. Se encontram fixas "ao chão" (séssil) e podem viver sozinhos ou em grandes colônias.
Nessa outra pergunta, realizada aqui na plataforma, você pode conferir outros detalhes sobre os poríferos: https://brainly.com.br/tarefa/15390179
e) A temperatura do corpo da maioria dos animais não acompanha as variações da temperatura do ambiente.
VERDADEIRO
Grande parte dos animais são endotérmicos, ou seja, são seres que geram a maior parte do calor que necessitam internamente. Quando está frio, seus corpos aumentam a produção de calor metabólico para se manterem aquecidos e com temperaturas constantes. Sendo assim, sua temperatura corporal interna independe da temperatura ambiente.
Também existem os animais ectotérmicos - como répteis, peixes, anfíbios e invertebrados - que dependem de fontes externas de calor. Ou seja, a temperatura corporal desses animais sobe ou desce conforme a temperatura do ambiente em que ele se encontra. Eles chegam a gerar algum calor metabólico, mas não é suficiente para que fiquem aquecidos ou que mantenham a sua temperatura corporal.
Espero ter ajudado, bons estudos. :)