ENEM, perguntado por ConradoDN1730, 9 meses atrás

De acordo com os conhecimentos sobre o pensamento filosófico, da Antiguidade aos dias atuais, pode-se afirmar: (01) As ideias e as reflexões dos pré-socráticos, quanto ao Método da Dialética, coincidiam com os princípios da "Dialética Marxista", aplicada na Rússia revolucionária de 1917. (02) O pensamento de São Tomás de Aquino rejeitou a posição medieval tradicional e defendeu o valor da razão humana e do conhecimento natural, empenhando-se em conciliar o Aristotelismo com o Cristianismo. (04) A Filosofia Iluminista pregava que a verdadeira liberdade consistia na aceitação do homem frente à realidade, admitindo a interferência de governos autoritários para garantir o ordenamento das sociedades. (08) O Socialismo Marxista propunha a constante avaliação crítica da sociedade, como um meio de corrigir os males do passado e construir uma sociedade mais harmoniosa e racional. (16) Os fundamentos essenciais da moderna concepção nacionalista, segundo os quais o povo deve ser dotado de soberania ilimitada e unido numa nação, constituem a base da concepção nacionalista na contemporaneidade. (32) Os filósofos, artistas e escritores, pós-Primeira Guerra Mundial, em sua maioria, permaneceram fortemente vinculados à tradição racional humanista do Iluminismo, por acreditarem na capacidade da razão e na bondade humana.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

01. Verdadeiro. Os métodos acima apresentados na  reflexões dos pré-socráticos, quanto ao Método da Dialética, coincidiam com os princípios da "Dialética Marxista, no sentido de promover o questionamento.

02. Falso. Na verdade, o método de São Tomás de Aquino buscava a humanização, não se alinhando com perspectivas religiosas, como o Cristianismo.

04. Falso. Muito pelo contrário, o Iluminismo era a favor da propagação da democracia, em detrimento de qualquer tipo de autoritarismo governamental.

08. Verdadeiro. O socialismo marxista buscava o questionamento e a criticidade dos indivíduos, para que os erros do passado pudessem ser aprendidos.

16. Falso. A contemporaneidade está fundamentada no conhecimento dos cidadãos em relação a seus direitos e deveres.

32.Verdadeiro. Os filósofos do período  pós-Primeira Guerra Mundial, permaneceram em busca da efetivação da democracia, e aniquilação do autoritarismo.

Total: 01+09+32= 42.

Perguntas interessantes