De acordo com os conceitos do Mecanismo da Função, uma das atividades que não agrega valor é a espera, podendo esta ter origem em inúmeras causas básicas. Em uma indústria ótica que produz lentes de contato, a produção deve ser realizada em lotes devido as características de seu processo produtivo. Entre as opções listadas abaixo, escolha a alternativa que caracteriza a espera do lote em um determinado posto de trabalho do sistema produtivo desta indústria.
a.
Leiaute não adequado, caracterizado por distâncias excessivas a serem percorridas pelos produtos em processamento entre os postos de trabalho, causando perda de tempo.
b.
Baixo tempo de preparação.
c.
Baixa eficiência de uma máquina.
d.
Processamento de uma peça de um lote.
e.
Processamento de peças de um lote precedente.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa A) é a correta.
Um leiaute inadequado pode criar um grande gargalo de espera devido as distancias excessivas, levando a empresa a sofrer muito com isso por conta da perda de tempo.
Gargalos são quaisquer fatores que geram atrasos na produção, por exemplo a desqualificação de funcionários, maquinas ultrapassadas e lenta, entre outros.
Sendo assim, é uma restrição a produção. Uma restrição pode ser considerada como qualquer coisa que numa empresa impeça ou limite o seu movimento ou suas estratégias em direção aos objetivos, existem dois tipos de restrições a física e a não-física.
b) Processamento de uma peça de um lote.
RESPOSTA CORRETA
Como a produção deve ser realizada em lotes, uma peça específica de um determinado lote, após ser processada, deve aguardar que as demais peças deste lote também o sejam, para então serem transferidas para o próximo posto de trabalho, caracterizando a espera do lote.