Química, perguntado por leo07mello, 9 meses atrás

De acordo com os conceitos de reação de combustão e com os tipos de combustão, assinale as alternativas corretas * a) A combustão incompleta apresenta maior liberação de calor b) A entalpia de combustão terá sempre ΔH positivo, ou seja, trata-se de uma reação endotérmica c) A combustão incompleta apresenta maior liberação de calor d) A entalpia de combustão terá sempre ΔH positivo, ou seja, trata-se de uma reação endotérmica c) Na combustão envolvendo substâncias simples o combustível também é uma substância simples d) Os combustíveis são de maneira geral sólidos e) A combustão envolvendo substâncias simples tem como produtos o gás carbônico (CO₂) e a (H₂O f) A combustão completa apresenta como produtos o gás carbônico (CO₂) e a (H₂O) g) Uma reação do combustão é caracterizada pelo consumo de um combustível por um comburente, sendo este geralmente o gás oxigênio (O₂) h) Na combustão incompleta não existe quantidade suficiente de oxigênio para consumir completamente o combustível. i) As reações de combustão são classificadas como: combustão completa, combustão incompleta e combustão envolvendo substâncias simples

Soluções para a tarefa

Respondido por silvialourenco520
4

Resposta:

Entalpia de combustão corresponde à energia liberada, na forma de calor, em uma reação de combustão de 1 mol de substância.

Visto que as reações de combustão são sempre exotérmicas – como a queima da madeira ou da gasolina –, o valor da entalpia de combustão será negativo, menor que zero (?H < 0), pois, em razão do calor ser liberado, a energia dos produtos será menor que a dos reagentes.

As reações que são classificadas como de combustão são aquelas em que uma substância, que é denominada combustível, reage com o gás oxigênio (comburente). Existem dois tipos de reações de combustão, a completa e a incompleta. Quando a reação de combustão é completa, isto é, quando libera como produtos somente dióxido de carbono (CO2 – também comumente conhecido por gás carbônico) e água (H2O), dizemos que está na condição padrão. Por isso, a entalpia ou, mais corretamente, variação da entalpia, é denominada entalpia-padrão de combustão (?H0combustão) ou calor-padrão de combustão.

Esse tipo de reação se dá com compostos que possuem apenas carbono, hidrogênio e oxigênio como a grafite*, os hidrocarbonetos, os álcoois e os carboidratos. Veja alguns exemplos abaixo:

Combustão completa do metano, CH4(g)

CH4(g) + ½ O2 → 1 CO2(g) + 2 H2O ?H0combustão = -890,4 kJ/mol

Combustão completa do butano, C4H10(g)

2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O ?H0combustão = -2878,6 kJ/mol

Combustão completa do etanol, C2H6O(l)

1 C2H6O(l)+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O ?H0combustão = -1368 kJ/mol

No entanto, se a reação for incompleta, ou seja, se liberar monóxido de carbono (CO) e água (H2O) ou carbono elementar (C(s)), não será a variação da entalpia-padrão de combustão, mas apenas o cálculo da variação de entalpia, como nos dois casos a seguir:

Combustão incompleta do metano, CH4(g)

CH4(g) + 3/2 O2 → 1 CO(g) + 2 H2O ?H = -520 kJ/mol

Combustão incompleta do butano, C4H10(g)

CH4(g)+ O2 → C(s) + 2 H2O(?) ?H = -408,5 kJ/mol

* Nesse caso, nos referimos apenas ao grafite porque a entalpia-padrão de combustão pressupõe a forma alotrópica mais estável. Assim, ao mencionar a combustão do carbono, nos referimos normalmente ao grafite, que é a forma alotrópica mais estável. No entanto, quando se estuda a queima do diamante, sua forma alotrópica deve ser citada.

Na combustão da madeira é liberada uma quantidade de energia que pode ser calculada pela entalpia de combustão

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Compartilhe!

Vídeo 1

Artigos Relacionados

As reações e fenômenos físicos que geram perda ou ganho de calor são estudados na Termoquímica

Termoquímica

Confira uma introdução ao estudo da Termoquímica que oferece uma base para que você prossiga aumentando seus conhecimentos nessa área.

O enxofre rômbico é uma substância simples que participa da reação de formação do ácido sulfúrico e ajuda a descobrir o valor da sua entalpia

Entalpia de Formação

Aprenda a determinar a entalpia de formação das substâncias compostas a partir de seus elementos constituintes.

Germain Henri Hess (1802-1850)

Variação da entalpia e Lei de Hess

Aprenda a determinar a variação da entalpia de uma equação termoquímica por meio da soma algébrica de equações termoquímicas e da Lei de Hess.

Nunca mais fique com dúvida quando o seu professor passar aquelas equações termoquímicas no quadro!

Equações Termoquímicas

Aprenda tudo que você precisa saber para interpretar as equações termoquímicas e escrevê-las corretamente.

A variação da entalpia segue dos reagentes para os produtos

Cálculo da variação da entalpia

Clique e aprenda por meio de alguns exemplos a realizar o cálculo da variação da entalpia de uma reação química qualquer!

O ∆H de reações não elementares é calculado com a lei de Hess

Cálculos com a lei de Hess

Clique e aprenda a determinar o valor da variação da entalpia de uma reação utilizando os cálculos com a lei de Hess.

Eletroquímica

Ela está presente em casa, no trabalho e nas horas de lazer.

O estudo da velocidade das reações se baseia na análise gráfica

Análise Gráfica da Velocidade das Reações

Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.

A expressão da constante de equilíbrio relaciona apenas a concentração de substâncias em solução (líquidas e gasosas)

Constante de Equilíbrio

Aprenda a determinar a constante do equilíbrio químico em reações químicas reversíveis.

A ordem da reação é dada pelos valores dos expoentes, que só podem ser determinados com precisão por meio de experimentos

Ordem de uma Reação

Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.

Versão mobile


olegined: e quais estão certo
olegined: ??
silvialourenco520: a c
Perguntas interessantes