Administração, perguntado por cahhbarbosa07, 1 ano atrás

De acordo com os conceitos apresentados, explique porque o Patrimônio Líquido faz parte do passivo. Qual a diferença entre capital próprio e capital de terceiros? Como a separação entre as origens de capital influencia na elaboração do Balanço Patrimonial?


sergioudicontabil: Como a separação entre as origens de capital influencia na elaboração do Balanço

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
30

O Patrimônio Líquido faz parte do passivo pelos seguintes motivos:

  • contas oriundas de recursos dos proprietários - como exemplo, podemos citar os investimentos de uma companhia.
  • exigibilidade das contas - quanto menor for o vencimento de uma conta, mais rápida ela será debitada do passivo.
  • entrada e saída de recursos - se há um aumento no no patrimônio líquido, a organização fica mais rica; do contrario, a empresa fica mais pobre.

Capital Próprio - resumidamente, pode ser compreendido como o total dos recursos financeiros aplicados pelos sócios, acionistas e/ou investidores.

Capital de Terceiros - representa o dinheiro captado fora do ambiente empresarial (nos parceiros da empresa). Esse capital pode ser representado por: empréstimos e financiamentos nas instituições financeiras (como os bancos múltiplos e de investimentos).

Espero ter ajudado. :)

Respondido por surlemont
34

O Patrimônio Líquido é a diferença entre os Ativos e Passivos da empresa, representa de forma claro a riqueza, ou o valor da empresa, e, sendo assim faz parte do Balanço Patrimonial da empresa, tendo em vista que o valor total do Ativo é a soma do Passivo com o Patrimônio Líquido.

Com relação a diferença entre Capital Próprio e Capital de Terceiros podemos dizer que:

Capital Próprio é aquele proveniente do Líquido Patrimonial da Empresa ou de investimentos realizados por seus sócios

Capital de Terceiros é aquele proveniente de uma fonte de uma fonte externa de recursos, como por exemplo empréstimos, financiamentos, dívidas com fornecedores, entre outros.

Já sobre a influência da origem de capital na elaboração do Balanço Patrimonial, apenas entendendo a origem já podemos definir que fará toda a diferença, afinal, o Capital de Terceiro entrará no balanço no campo de PASSIVOS, pois gerou uma dívida na empresa, e o Capital Próprio é um ATIVO, pois é um valor de que a empresa dispunha, e, logicamente toda e qualquer operação financeira realizada pela empresa deverá constar em seu balanço patrimonial tendo impacto em sua contabilidade.

Perguntas interessantes