De acordo com os assuntos abordados no livro, em especial no percurso 2-3, a definição de Estado corresponde à organização política, administrativa e jurídica de uma sociedade, País significa pequeno povoado, aldeia e Nação significa aquele que nasce. Marque nas opções abaixo alguns Estados que querem reconhecimento e emancipação.
A) Síria, Palestina, País Basco e Curdistão (Curdos) .
B) Síria, Vaticano, Palestina e País Basco.
C) Palestina, País Basco, Curdistão (curdos) e Tibete (tibetanos)
D) Síria, Vaticano, Palestina e Tibete (tibetanos)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção C - Palestina, País Basco, Curdistão (curdos) e Tibete (tibetanos)
Explicação:
Palestinos: Os Palestinos ocupam uma área do Oriente Médio. Essa nação, formada por mais de 7 milhões de pessoas, reivindica a criação do Estado Palestino, além da reincorporação de terras ocupadas por Israel. Os constantes conflitos envolvendo árabes e israelenses provocaram grandes fluxos migratórios de palestinos para o Líbano, Síria, Egito e Jordânia, fato que enfraqueceu a luta pela formação do Estado Palestino. No entanto, a OLP (Organização para Libertação da Palestina) continua lutando pela autonomia política e territorial dessa grande nação.
Bascos: Com mais de 2,3 milhões de pessoas, a nação basca está presente na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo ocupa essa região há mais de seis mil anos, possuindo língua e cultura própria. O grupo ETA (Pátria Basca e Liberdade) realizou vários atentados terroristas como forma de pressão ao governo espanhol para reconhecer a autonomia do País Basco.
Curdos: Essa é maior nação sem Estado do mundo. A população de origem curda soma mais de 26 milhões de pessoas, que estão distribuídas nos territórios da Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia, que abriga mais de 14 milhões. Os curdos reivindicam a criação de um Estado próprio (entre o norte do Iraque, oeste da Turquia e noroeste do Irã), denominado Curdistão.
Tibetanos: Formada por aproximadamente 6 milhões de pessoas, a nação tibetana, de tradição budista, solicita a criação de um Estado próprio em uma região dominada pelos chineses. A China oprime de forma violenta os movimentos separatistas no Tibete, além de estimular a emigração de chineses para essa região com o intuito de enfraquecer a cultura local.
Espero ter ajudado!