De acordo com Oliveira (2018, p. 12), ao pensarmos no papel da Psicologia em situações de desastre, “[...] é necessário que tenhamos um olhar amplo, integrado, que esteja comprometido com a análise das contingências atuantes nesse cenário, bem como com as interações envolvidas entre as pessoas e o ambiente em questão. Dessa forma, a aproximação das áreas tecnológicas, científicas e de outros campos do saber parecer ser o caminho mais promissor para se alcançar êxito nessa análise”.
Fonte: OLIVEIRA, D. R. Crianças em situações de riscos e desastres: Atenção Psicossocial, Saúde Mental e Direitos Humanos. 2018. 142 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.
Considerando que o trabalho da Psicologia como intermediadora entre os serviços de acolhimento às vítimas de desastres e a mídia que noticia essa informação é fundamental e levando em conta os estudos da unidade sobre esse assunto, assinale a opção correta.
a.
Cabe à Psicologia orientar a imprensa a apresentar notícias que sejam leves, excluindo as potencialmente traumáticas, já que os estudos revelam o impacto das notícias difíceis na população.
b.
A Psicologia deve orientar os dispositivos de imprensa que noticiem desastres apresentando informações falsas, contanto que estas acalmem a população.
c.
A Psicologia é impedida de dialogar com os dispositivos midiáticos, pois essa profissão é pautada no sigilo profissional, o que impede que qualquer informação seja repassada ao público.
d.
Cabe à Psicologia orientar a imprensa a não realizar divulgações vexatórias das populações em situação de desastres ou apresentar informações incorretas que aumentem o pânico social.
e.
Cabe à Psicologia desmistificar o papel da mídia na sociedade, pois provavelmente os efeitos negativos relatados no estudo tiveram outras causas e não se relacionaram com o impacto das informações noticiadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Uma das funções da Psicologia, dentro da temática de exposição de desastres, corrobora com a necessidade de orientação da mídia, para não apresentar notícias vexatórias ou de alta exposição (Alternativa D).
Papel da Psicologia nas Mídias
A aproximação da Psicologia com a Sociedade, corrobora com a necessidade de orientação para os veículos midiáticos, sobretudo em notícias evidenciando desastres sociais.
É importante que haja este direcionamento, a fim de não aumentar o pânico social, assim como evitar divulgações vexatórias.
Mais sobre Psicologia e mídias: brainly.com.br/tarefa/34213081
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás